29.07.2019  /  11:15

Matte ou sheer? No Dia do Batom, conheça os acabamentos que estão em alta e escolha o seu preferido

Rihanna, Kylie Jenner, Kim Kardashian e Marina Ruy Barbosa arrasam quando o assunto é batom

Batom é daqueles itens que todas as mulheres carregam na bolsa. No Dia do Batom, comemorado nesta segunda-feira, celebramos o item que é unanimidade quando o assunto é maquiagem. Tanto que as marcas de beauté não economizam nos lançamentos. Atualmente é possível encontrar batons com uma infinidade de tons e diversos acabamentos. As principais texturas são matte, hidratante, sheer e líquido. Segundo o beauty artist Marcos Costa, normalmente as pessoas têm preferência pela cor de batom, mas raramente sabem que a textura faz toda a diferença: “Existem batons de todos os tipos e cada um tem características próprias para causar o efeito desejado”, explica. Vem ver!

Hidratante

Apesar de não ter um brilho tão intenso como a cobertura vinil, o batom hidratante ajuda a iluminar os lábios e possui cobertura intensa. A melhor parte é que essa textura emoliente fica firme na boca. Para as pessoas que possuem lábios ressecados e amam cor, é perfeito. “Esse acabamento também é indicado para lábios caídos ou quando eles são desiguais, quando se deve evitar batons com muito brilho”, indica Marcos Costa.

Prós: possui hidratação na fórmula e mantém os lábios macios.

Matte

O batom matte virou febre nos últimos anos e é um dos acabamentos mais queridos por ser fosco e ter alta duração. É perfeito para mulheres com bocas carnudas que querem disfarçar o volume. Além disso, esses produtos sempre possuem pigmentação altíssima. Mas, caso você tenha lábios ressecados, não se esqueça de hidratar muito bem antes: o batom matte é bem seco e pode causar desconforto.

Prós: pigmentação e longa duração

View this post on Instagram

#FlamingoAcid @fentybeauty Dec. 26

A post shared by badgalriri (@badgalriri) on

Líquido

O batom líquido pode ser encontrado em duas versões: brilho e matte. “Lembrando que dá para usar uma cor mais viva ou clara para aumentar os lábios ou uma que se aproxime da cor da pele para deixá-los mais naturais”, sugere Marcos Costa. Esse tipo de batom é conhecido por sua praticidade e por durar muitas horas.

Prós: Lábios hidratados e cobertura levemente opaca.

Sheer

Você pode não ter ouvido falar sobre essa textura de batom, mas com certeza já usou: o acabamento sheer é uma mistura de batom com gloss, que traz bastante brilho para os lábios. “Depende muito da maneira como você passa. Se aplica com o pincel, ele tem uma cobertura maior. Se passar diretamente nos lábios ele tem uma corzinha com sensação de gloss, mais transparente”, explica o maquiador da Natura.

Prós: Textura confortável e cobertura versátil.

View this post on Instagram

🖤

A post shared by Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) on