07.11.2017  /  10:30

Marina Ruy Barbosa lança livro comentando poemas, marcando transição de menina para mulher

Capa de “Inspirações”, livro que marca a estreia de Marina Ruy Barbosa no mercado editorial || Créditos: Reprodução Instagram

Marina Ruy Barbosa, cover girl da Revista J.P de novembro, marca neste mês sua estreia no mercado editorial com o lançamento de “Inspirações – Uma Seleção Afetiva De Reflexões e Poemas”. Publicado pela Companhia das Letras, o livro reúne reflexões da atriz sobre temas universais que permeiam sua vida, a partir da leitura de textos e poemas de autores importantes da literatura brasileira como Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mario Quintana, Paulo Leminski e Vinicius de Moraes, assim como novos talentos.

O impulso de criá-lo partiu de um convite que Marina recebeu da editora para ler obras dos autores durante dois anos e recomendar o que a inspirasse para os mais de 20 milhões de seguidores que a acompanham diariamente no Instagram. Tudo como forma de incentivar a leitura aos jovens que a seguem. “Num país em que acesso à leitura é posto em segundo plano, ser instrumento de mudança dessa realidade, semeando coisas boas, é uma sorte e quero fazer a minha parte”, diz a atriz no prefácio do livro. A descoberta de textos e poemas resultou primeiro na construção de um diário compartilhado online, até que se solidificou como livro, o que hoje Marina chama de sua “aquarela particular”.

Ainda no texto colocado no começo do livro, que foi escrito no dia em que ela completou 22 anos, em junho e pouco antes de se casar com Xandy Negrão, ela se abre: “A cada intervalo no trabalho, me envolvia com a poesia que chegava justamente em um momento mais do que especial: quando me descubro cada vez mais mulher, mesmo com a menina ainda dentro de mim. O ciclo da menininha se encerrando para dar lugar a uma adulta cheia de sonhos e incertezas, mas muito certa do que deseja e confiante no futuro.”

Marina divide ainda memórias de sua infância e adolescência. Ela estudou em colégio religioso rigoroso até os 9 e depois, quando os pais perceberam que seu caminho seria artístico, a mudaram para um colégio que adotava método construtivista. “É muito gratificante ver um projeto tomar forma, ainda mais um projeto que tem tanto de mim. Estou ansiosa em dividir com as pessoas minhas impressões mais íntimas e pessoais sobre poesia, sobre o meu prazer e gosto por esse tipo de literatura. Espero ajudar a despertar nas pessoas a vontade de ler, a vontade de segurar um livro nas mãos. É um desejo enorme diante de uma discreta contribuição. Estou muito feliz com o resultado e espero dividi-lo com muitos leitores”, falou Marina ao Glamurama.

Lembrando que ela estreou na TV aos 9 anos e cresceu diante das telas. Aos 22 anos, soma no currículo dez novelas, duas séries, três longas e duas peças teatrais.

A pré-venda do livro já está disponível no site da Saraiva por R$ 49,90. Oficialmente lançada no dia 21 de novembro, a publicação ganha tarde de autógrafos em São Paulo no dia 3 de dezembro, na Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, e no dia 10 de dezembro no Rio, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.