05.06.2020  /  12:03

Mariana Xavier fala sobre participação no filme “Medida Provisória” de Lázaro Ramos: “Ele me enxergou como uma atriz e não como uma atriz gorda”

Mariana Xavier fala sobre filme com Lázaro Ramos / Crédito: Instagram

Mariana Xavier teve que antecipar seu isolamento por conta de uma fratura na perna no início de janeiro, quando a atriz decidiu morar com o namorado. “Estamos fazendo um teste-drive. Se sobrevivermos a essa quarentena, não nos separamos mais”, brincou Mariana que ainda contou detalhes da carreira, vida pessoal e próximos projetos.

Na vida profissional, a atriz de 40 anos tem um novo projeto em vista: o filme “Medida Provisória”, adiado por conta da pandemia. O lançamento do longa, o primeiro dirigido por Lázaro Ramos, seria exibido em primeira mão no South by Southwest (SXSW), um dos festivais mais famosos do mundo focado em cultura e tecnologia, em março deste ano, no Texas (EUA): “Foi um trabalho muito especial sob vários aspectos. Primeiro porque foi um convite do Lázaro, uma pessoa que admiro profundamente como indivíduo e artista. É um filme majoritariamente negro, muito simbólico e importante”, revelou Mariana.

Na trama de Lázaro, o Brasil decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África. Vendo-se no centro do terror, dois primos se refugiam e debatem questões sociais e raciais, se alinhando diretamente com o contexto global. Em um momento em que protestos antirracistas dominam as ruas e a internet, o tema se torna mais do que necessário: “Que bom que a causa está com essa visibilidade. Há algum tempo tenho procurado entender o tema e o meu lugar de privilégio. É uma temática muito importante, o roteiro me tocou demais”, e ainda falou de sua personagem: “Ela também não tem nada a ver com o corpo ou com comédia. Um dos grandes méritos do Lázaro, e que é difícil a gente encontrar porque as ações são muito coerentes com as suas falas, é que ele promove esse combate ao preconceito e estereótipo, buscando uma sociedade de direitos iguais. Sempre sou escalada para personagens que precisam ser gordas e no filme a personagem não tem esse vínculo. Ele me enxergou como uma atriz e não como uma atriz gorda. E ainda tive a honra de ser namorada do Seu Jorge”, disse Mariana durante sua participação em live promovida pelo Ingresso.com nessa semana.