10.05.2020  /  9:00

Mães na quarentena: como tem sido lidar com os filhos em tempo integral? Famosas revelam novos desafios…

Eliana, Giovanna Ewbank e Sabrina Sato / Crédito: Instagram

O Dia das Mães deste ano com certeza vai ficar para a história. Com a população em quarentena, muitos não vão poder estar ao lado da família… E no isolamento social, mais do que nunca as mães estão tendo que lidar com os filhos, em esquema 24/7. Não, não é tarefa fácil. Juntar home office e crianças cheias de energia e entediadas por não poder sair de casa tem sido a missão de mamães ao redor do mundo nas últimas semanas.

É em homenagem a elas, mães, supermães, ‘pães’, que selecionamos alguns depoimentos que resumem um pouco como tem sido mais esse desafio na vida de inúmeras mulheres – e homens, porque não – nesses tempos tão diferentes que estamos vivendo atualmente, em que o único lugar seguro e possível de se ficar é dentro de casa. Confira!

Luana Piovani, mãe de Bem e Liz, de 5 anos, e Dom, de 8

Luana, Dom, Bem e Liz / Crédito: Instagram

O Dia das Mães em Portugal foi no último domingo, e Luana Piovani contou em suas redes sociais que o momento foi bem mais conturbado do que o esperado. “Crianças não falam, jogam pérolas ao vento. Esses últimos dois dias foram bem difíceis. O final do Dia das Mães foi bem complicado. Pela primeira vez, Dom e Bem se pegaram de porrada, como meninos, e foi horrível ter que lidar”, desabafou. “Quando se olha um filho machucado pelo outro filho, você não sabe o que fazer”, disse, acrescentando: “Ontem foi um inferno na torre. Passaram cola colorida no cabelo, jogaram cola ali embaixo. O Dom mentiu, me respondeu. Eu acabei um caco”.

Taís Araújo, mãe de João Vicente, de 8 anos, e Maria Antônia, de 5

Taís, João Vicente e Maria Antônia / Crédito: Instagram

A atriz revelou na live com Joyce Pascowitch que tem aproveitado esse momento para descobrir mais sobre os filhos. “Tenho feito descobertas diárias com minha família. As crianças falam coisas inacreditáveis, que a gente acaba escutando pouco por causa da correria. São pensamentos tão evoluído (…) Criança demanda muito. E os horários deles estão meio desregulados. Por outro lado, se a gente não tirar um tempinho nosso, vamos passar o dia inteiro cuidando dos filhos. E isso não é justo. Temos que mostrar pras crianças que não estamos 100% disponíveis pra eles”, desabafou.

Fernanda Gentil, mãe de Lucas, de 9 anos, e de Gabriel, de 4

Fernanda, Gabriel e Lucas / Crédito: Instagram

A apresentadora mudou algumas regrinhas dentro de casa. Com o filho, Gabriel, Fernanda deixou alguns entretenimentos mais disponíveis: “Liberei. Televisão, Ipad. Tem que rolar para conseguirmos fazer nossas tarefas. Pratico a maternidade real”.

Flávia Alessandra, mãe de Giulia, de 20 anos, e Olívia, de 9

Flávia, Giulia e Olívia / Crédito: Instagram

A atriz é mãe de Giulia, de 20 anos, e a maior parte de seus cuidados estão voltados para Olívia, a caçula. “Olivia, que tá com nove anos, está com dificuldade pra dormir. Ela tem pesadelos, acorda à noite. Por isso está dormindo com a gente. Já deixamos até um colchão aqui no quarto”, contou Flavia em live com Joyce Pascowitch, e avisou que vai se arriscar em uma nova atividade, a de cabeleireira. “Olivia também cismou que quer cortar o cabelo. Pedi pro Proença – Marcos Proença, cabeleireiro de várias celebs – me mandar um vídeo com tutorial para eu fazer, vamos ver se dá certo”.

Drica Moraes, mãe de Matheus, de 11 anos

Drica e Matheus / Crédito: Instagram

A atriz entrou para o time das mamães que usaram as redes sociais para desabafar. Olha só: “Fazendo dever com o filho. Fiquem bem, não se exijam e não exijam dos filhos por demais. Não somos professores, educadores, psicólogos! Estamos dando nosso melhor com carinho e cuidado. Se cuidem e cuidem dos outros! Vai passar!”.

Regina Casé, mãe de Benedita, de 30, e Roque, de 7 anos

Regina Casé / Crédito: Instagram

Regina, que estava interpretando uma mãezona na TV, na novela ‘Amor de Mãe’, é dessas também em casa. Em quarentena com a família, ela tem dedicado seu tempo ao caçula, Roque, e ao neto Brás, filho de Benedita, primogênita da atriz. “Esse filminho é pra agradecer ao Vinicius, filho do Evaldo, que trabalha com a gente há mais de 20 anos. Com toda sagacidade e arte, ele conseguiu realizar o sonho do Roque, que é apaixonado por futebol e queria ficar igualzinho ao seu ídolo Pogba, que joga no Manchester United e na seleção da França! Olha só!! O QUE A GENTE NÃO INVENTA NÃO EXISTE. Agora o Roque é o Roqba!!! Mudança, inovação, recomeço’, escreveu em seu Instagram.

Sabrina Sato, mãe de Zoe, de 1 ano

Sabrina e Zoe / Crédito: Instagram

Nas redes sociais, a apresentadora comentou, de forma bem humorada, sobre a nova rotina da família: “Essa quarentena está demorando tanto que Zoe, que era pra não ter apelido por isso escolhemos um nome curto, já foi chamada de Zoinha , Zozo, Zoines… Em meio a tantas preocupações com tudo o que está acontecendo no mundo, e mesmo trabalhando muito de casa pra poder ajudar de alguma forma, essa quarentena me permitiu ficar grudada na minha família. Poder brincar com a Zoe de esconde-esconde é alegria pura. E pra não enlouquecer tão rapidamente nesse isolamento, comecei a fazer um #DiarioDaQuarentena”, contou.

Grazi Massafera, mãe de Sofia, de 7 anos

Grazi e Sofia / Crédito: Instagram

Grazi tem aproveitado esse tempo em casa com a filha, fruto de seu relacionamento com Cauã Reymond, para se jogar no TikTok… Em seu perfil na plataforma queridinha da turma mais jovem, a atriz tem publicado vários vídeos divertidos com Sofia. Em um deles, Grazi filma a própria mão enquanto a filha pula em uma elástica. Com a edição automática da ferramenta, ela fecha a mão e finge esconder Sofia nela. Depois, anda em direção à cama e ‘joga’ a pequena lá. Que farra, hein!

Angélica, mãe de Joaquim, de 15 anos, Benício, de 12, e Eva, de 7

Angélica, Joaquim, Benício e Eva / Crédito: Instagram

Cuidar de três crianças não é fácil, e Angélica desabafou sobre isso em entrevista ao Gshow. “Está tudo muito complicado, difícil, até mesmo a internet pode ser usada pra coisas boas, mas às vezes ela usada não pra isso mas pra distribuir raiva, ódio e mentira. Está tudo meio invertido e é o mundo das crianças também. É assustador pra quem é mãe ver esse ódio estampado. Como controlo isso? Tenho pensando muito nisso e está me dando esperança de que esses jovens serão seres humanos melhores do que esses que a gente está vendo por aí”.

Eliana, mãe de Arthur, de 8 anos, e Manuella, de 1 ano

Eliana, Arthur e Manuella / Crédito: Instagram

Mãe de Arthur e Manuella, Eliana tem compartilhado momentos engraçados, especialmente da caçula, nessa quarentena. A menina já apareceu com batom borrado na boca e, mais recentemente, esfregou vela no cabelo da mãe. “Filha, o que você está passando no meu cabelo?”, quis saber a apresentadora. “Você tá passando vela no meu cabelo? Meu Deus, é vela. Alguém sabe se parafina faz bem para o cabelo?”, perguntou brincando aos seguidores.

Paulo Gustavo, ‘pãe’ de Gael e Romeu, de 8 meses

Paulo Gustavo, Gael e Romeu / Crédito: Instagram

Paulo Gustavo é o que chamamos de ‘Pãe’ (pai e mãe ao mesmo tempo) de primeira viagem, e os perrengues que ele vem passando com gêmeos em casa, junto com o marido Thales Bretas, não são poucos. “Eu já virei uma dona Hermínia. Teve um dia em que o Gael não estava querendo dormir de jeito nenhum, aí eu fiquei horas tentando fazer ele dormir. Ele dorme meia horinha, daqui a pouco acorda. Teve uma hora que consegui fazer ele dormir”, contou Paulo em live que fez com Sabrina Sato. “Aí eu falei: ‘Peraí, amor’. Encostei e cutuquei pra ver se estava vivo. Cheguei pertinho pra ver se tá respirando, sabe?”.

Juliana Paes, mãe de Pedro, de 9 anos, e Antônio, de 6

Juliana, Pedro e Antônio / Crédito: Instagram

Nada de descanso. Juliana garante que seus dois filhos não a deixam com tanto tempo livre assim. “A rotina está corrida por conta do home schooling, né? Passo boa parte da manhã fazendo os deveres que são demandados pela escola. Na sequência, vem o almoço. Nos dias em que não me exercito, arrumo alguma coisa da casa porque sempre tem algo para arrumar, tipo o armário das crianças, ou então aproveito para fazer alguma atividade com eles, alguma brincadeira… À noite, já está na hora de colocar o jantar e botá-los para tomar banho. Depois que a gente coloca eles para dormir, eu e Dudu aproveitamos para ver alguma série – estamos colocando em dia todas as nossas séries atrasadas – ou então batemos um papo com a família: eu ligo para os meus pais e ele liga para os dele. Nossa rotina tem sido basicamente essa”.

Giovanna Ewbank, mãe de Titi, de 7 anos e Bless, de 4

Giovannna, Titi e Bless / Crédito: Instagram

Dia das mães dos mais atípicos para Giovanna. Além dos dois filhos, Titi, 6, e Bless, 5, ela está grávida em pleno isolamento, o que tem a deixado bastante ansiosa: “Tive que desmarcar vários exames que eram super importantes e isso me deixa muito aflita, não fazer os exames que são necessários. Estou só fazendo exame de sangue em casa, a pessoa vem e eu não saio. Minha médica falou que os exames de imagem que eu deveria fazer entre a 23ª e a 26ª semana serão adiados porque é mais seguro ficar em casa”. Enquanto a situação não se normaliza, Giovanna e Bruno Gagliasso ajudam os filhos nas atividades escolares e inventam brincadeiras para distraí-los: “A escola manda a lição todos os dias”.