03.02.2016  /  18:21

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Prêmio Nobel de Literatura

Lygia Fagundes Telles e Walcyr Carrasco
Lygia Fagundes Telles é indicada ao Prêmio Nobel de Literatura || Créditos: Paulo Freitas

Aos 92 anos, a escritora Lygia Fagundes Telles foi o nome escolhida pela União Brasileiras de Escritores (UBE) para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura. A escolha pela escritora, autora de “As Meninas”, “Ciranda de Pedra” e “Antes do Baile Verde”, foi unânime. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.

O anúncio do vencedor do Nobel da Literatura deve acontecer no mês de outubro em Estocolmo, na Suécia. No ano passado, a vencedora foi a escritora e jornalista bielorussa Svetlana Alexievich. Glamurama já começou a torcida!

Em tempo: ao longo de sua carreira, Lygia Fagundes Telles recebeu vários prêmios como o “Camões”, em 2005, e o “Jabuti”, nos anos de 1966, 1974 e 2001. Tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco e português de Portugal, além de adaptações de sua obras para o cinema, teatro e TV. Lygia fundou a UBE  e faz parte do Conselho Diretor da instituição.