Luciana para Revista J.P || Créditos: Maurício Nahas / Styling: Marina Sanvicente e Mayara Inácio / Beleza: Caroline da Mata (capa mgt)

Luciana Cardoso relembra tempos de modelo para J.P e dispara: “Quanto menos você se expõe, menos você dá a cara a tapa”

19.11.2018  /  9:40

Luciana Cardoso para Revista J.P || Créditos: Maurício Nahas / Styling: Marina Sanvicente e Mayara Inácio / Beleza: Caroline da Mata (capa mgt)

Para quem pensa que atrás de um grande homem tem uma grande mulher, aqui vai uma confirmação: Luciana Cardoso faz toda a diferença no dia a dia e nos bastidores do Domingão de seu marido, Fausto Silva. Aqui, um ensaio exclusivo, tipo flashback dos tempos em que ela era modelo

Por Thayana Nunes para revista Joyce Pascowitch de novembro
Fotos: Maurício Nahas / Styling: Marina Sanvicente e Mayara Inácio / Beleza: Caroline da Mata (capa mgt)

Foram alguns meses de conversa até que recebemos um sim. Luciana Cardoso havia finalmente conseguido uma brecha na agenda para o dia das nossas fotos. O motivo da demora a gente explica: Luciana fica num vaivém pelo mundo atrás de novos formatos e quadros do Domingão do Faustão. Não, não, ela não é apenas a mulher de Fausto Silva: ela trabalha nos bastidores do programa e faz toda a curadoria do que entra ou não na atração – desde 2010. “Vou às feiras de conteúdo da Endemol e Warner, entre outras, e conheço novos formatos, buscando sempre inovar.” O quadro Ding Dong, por exemplo, foi ela que apresentou para os diretores da Globo. O sucesso está aí.

Estamos sentadas no camarim minutos antes do início das fotos e ela está tranquila. Esse é o primeiro ensaio para uma revista desde que se casou, mas Luciana já fotografou muito na vida: modelo nos anos 1990, estampava a capa de quase todas as revistas. Começou aos 14 e fez aquela peregrinação típica das top models na época: morou no Japão, na Alemanha e trabalhou incessantemente. Queria ter um plano B e engatou uma faculdade de ciências sociais na USP, mas não gostou muito do curso e logo decidiu ser jornalista. E foi nesse mesmo período que conheceu Fausto, com quem está casada há 17 anos e tem dois filhos.

J.P pergunta como ela consegue essa discrição toda – alguém já ouviu falar algo da intimidade dos dois? – mesmo sendo casada com um dos apresentadores mais poderosos da TV. “Quanto menos você se expõe, menos você dá a cara a tapa”, diz, não sem antes completar: “O Brasil é meio complicado, sempre tem que saber o limite para ver até aonde a sua vida não incomoda outras pessoas”. Sua filosofia? “Somos todos parecidos, famosos ou não. A vida a dois é mais ou menos igual para todo mundo no dia a dia.”

Enquanto fala, ela é serena, gesticula pouco e demonstra uma elegância inata. Usa uma camiseta básica, mas complementa o look com um mule Christian Dior, sem salto. Bem chic. Não esconde que é apaixonada por sapatos: levou para o ensaio uma coleção pessoal de sandálias, que iam de Yves Saint Laurent a Sergio Rossi e Miu Miu… Tudo ideia, na verdade, de Marina Sanvicente, stylist do Domingão e que foi sugerida pela própria Luciana para produzir as fotos. Ah, mas também teve dedo do Faustão. “Falei para ele que faríamos algo mais minimalista, mas ele não quis saber!”, brinca Marina, que, enquanto invadia o closet de Luciana, escutava de Fausto “leva essa joia, aquela peça”. Já Luciana revela que compra pouco e que a maioria das coisas que tem foi o marido quem deu: “Ele adora moda”.

Luciana Cardoso para Revista J.P || Créditos: Maurício Nahas / Styling: Marina Sanvicente e Mayara Inácio / Beleza: Caroline da Mata (capa mgt)

A verdade é que “deu muito sorte”, como ela mesma conta. Fausto a apoia em todas as suas decisões e tem zero ciúmes, por exemplo, de suas viagens a trabalho, que sempre ganham alguns dias a mais para se divertir. Neste ano, Luciana aterrissou também com 12 amigas no Caribe para celebrar seu aniversário de 41 anos, o que causou o maior burburinho na internet. Cadê o Fausto? Todos se perguntavam. “Acho que fiz algo que as pessoas não estão habituadas, que é juntar as amigas já depois da vida adulta e curtir um pouco. Todos deveriam fazer o mesmo, é tão saudável”, diz, se mostrando alheia ao que dizem. “Graças a Deus sou casada com uma pessoa que tem uma cabeça maravilhosa. Ele quer fazer de tudo para que eu me sinta feliz. É a pessoa que mais me incentiva a viver a vida.”
Antes de entrar nos bastidores do dominical, ela gostava de escrever. Foi contratada pela Globo, aliás, depois de apresentar uma microssérie, O Relógio da Aventura, que acabou virando especial de fim de ano. Continua escrevendo até hoje, de letra de música a roteiros, mas diz que agora seu papel mais importante é ser mãe. Com Fausto, tem João Guilherme, 14 anos, e Rodrigo, 10, e uma ótima relação com a enteada Lara, filha do marido com a ex Magda Colares.

Dentro de casa, tenta passar o que aprendeu ao longo da vida: “A felicidade está muito mais em como você lida com os problemas que tem. Quero mostrar a eles que a vida é um aprendizado constante. Você pode pegar uma situação e fazer disso um dia ruim, ou simplesmente pensar qual é o melhor caminho a seguir”. A gente brinca perguntando se ela mais errou ou acertou na vida: “Acho que estou numa média boa. Passei de ano”, fala, abrindo um sorriso carinhoso, que já virou sua marca registrada.