23.10.2011  /  10:00

A receita deste domingo é doce, deliciosa e mistura uma tradição francesa com um toque bem brasileiro

A receita deste domingo é doce, deliciosa e mistura uma tradição francesa com um toque bem brasileiro, a cara da chef Bel Coelho, do restaurante Dui. A tarte tatin de banana rende quatro porções e é um pouquinho trabalhosa, mas vale o esforço para se deliciar com ela depois.

* Você vai precisar de 80 gramas de gemas peneiradas, 160 gramas de açúcar, 160 gramas de manteiga, 220 gramas de farinha de trigo, 1 grama da fermento químico, três bananas nanicas sem casca e 40 gramas de caramelo.

* Com uma batedeira, bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Acrescente a manteiga já amolecida e bata até incorporá-la e obter um creme aerado. Em outro bowl, misture a farinha com o fermento e peneire essa farinha sobre o creme aos poucos, incorporando-a com uma espátula de silicone. Afine essa massa com um rolo, até ficar com meio centímetro de espessura e deixe na geladeira por quatro horas.

* Montagem: unte uma forma retangular de 8 cm por 5 cm e cerca de 2 cm de altura com uma colher de sobremesa do caramelo. Fatie a banana com espessura de 3 milímetros. Faça uma camada de banana sobre o caramelo. Sobre a banana, coloque uma camada da massa cortada no mesmo formato da forminha. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos e está pronta! Sirva com sorvete.

Tarte tatin de banana: pra fechar com chave de ouro o almoço de domingo