02.04.2021  /  12:38

Livro da Semana: um dos hits da temporada, o elogiado ‘Copo Vazio’, de Natalia Timerman

Copo Vazio, de Natalia Timeman / Crédito: Divulgação

Médica psiquiatra, psicoterapeuta e escritora, Natalia Timerman entrou para o universo das mulheres da literatura que retratam o amor de maneira realista, em seus altos e baixos, como Elena Ferrante e Clarice Lispector. Seu romance ‘Copo Vazio’ se tornou um hit dessa quarentena. Foi lido, comentado e ganhou fãs apaixonados em todo o país. O livro, publicado pela Todavia, conta a história de Mirela, uma mulher inteligente e bem sucedida, que acaba submergida em afetos perturbados quando se apaixona por Pedro.

Colocando como tema central o abandono masculino e as inseguranças que isso traz, é fácil se identificar com a protagonista. Mirela tem um bom emprego, apartamento, família e amigos, mas é amorosamente solitária. Quando conhece Pedro, ela se preenche de energia e entusiasmo, e fica obcecada não só por ele, mas por essa versão de si mesma. No momento em que ele desaparece, a personagem se perde, experiência que muitas de nós já vivemos ou podemos viver, mais cedo ou mais tarde.

Além de compreender os dramas de Mirela, Natalia usa sua formação como médica psiquiátrica para entender melhor o que se passa dentro dela, e explicar para o leitor. Leitura curta, mas intensa, perfeita para esse feriado.