11.07.2015  /  8:14

Kombi, bicho-de seda e tijolos integram nova exposição no Rio

adrianavarejao0207
Obra de Adriana Varejão e Murillo Meirelles: “Castelo de Sereia”

A exposição “Ficções” vai reunir mais de 40 obras entre pinturas, instalações, vídeos e outras linguagens de 33 artistas brasileiros a partir deste sábado, na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Com curadoria da crítica Daniela Name, a mostra tem como ponto de partida o livro homônimo publicado pelo mestre argentino Jorge Luis Borges, em 1944.

Durante a abertura, que acontece às 16h, o artista Jozias Benedicto apresentará a performance “Escrita Automática”, e Delson Uchôa percorrerá as ruas do centro do Rio em direção à Caixa Cultural com a ação performática “Bicho-da-seda Urbano”.

“Ficções” começa com a exposição de uma kombi batizada de Catarina. As esculturas “Bichos-da-seda”, de Delson Uchôa, pontuarão o caminho do visitante até o segundo piso, onde ele será recebido pelo trabalho “Lista de Coisas Brancas”, de Raquel Stolf, além de uma instalação de Andrey Zignnatto feita com tijolos, e um conjunto de trabalhos de Vitor Mizael. O artista paulistano Luiz Zerbini apresenta a pintura monumental “A Onda”, seguida de três fotos de Adriana Varejão: “Canibal e Nostálgica”, “Castelo da Sereia” e “Castelinho de Areia”.

“Ficções”

Entrada Franca

Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3 – av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Abertura: 11 de julho de 2015 ( sábado), às 16h

Visitação: 12 de julho a 6 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo), das 10h às 21h