15.07.2020  /  11:26

Juíza Ruth Bader Ginsburg é hospitalizada nos EUA com suspeita de infecção respiratória

Ruth Bader Ginsburg || Créditos: Reprodução

Considerada tão ícone pop quanto autoridade nos Estados Unidos, a juíza da Suprema Corte do país Ruth Bader Ginsburg foi hospitalizada nessa terça-feira depois de sentir febre e calafrios em sua casa de campo, onde atualmente cumpre quarentena. Em comunicado, a assessoria dela informou que seu estado de saúde permanece estável, mas também revelou que a magistrada fez uma série de exames que indicaram uma possível infecção respiratória.

Ela está sendo tratada no Johns Hopkins Hospital de Baltimore, no estado americano de Maryland, depois de ter sido inicialmente atendida no Sibley Memorial Hospital de Washington, capital dos EUA. No Johns Hopkins, um dos melhores hospitais de lá, Ginsburg foi submetida a uma endoscopia para a limpeza de um stent do ducto biliar que colocou em agosto do ano passado, também depois de ter sido internada às pressas por causa de uma infecção.

Apelidada de “Notorious RBG”, um trocadilho com as iniciais de seu nome e o do rapper Notorious BIG, Ginsburg é uma das personalidades políticas mais populares entre os americanos e já foi tema até de um documentário indicado ao Oscar. Com vários problemas de saúde ao longo da vida, a juíza de 87 anos venceu um câncer no pâncreas em 2009, cerca de uma década depois de se curar de um outro que teve, de cólon. (Por Anderson Antunes)