17.06.2020  /  19:59

Joyce conversa com o advogado Renato Ochman sobre a arte da negociação: “É um quadro muito ruim para empresas e pessoas físicas”

Joyce com Renato Ochman em live no Glamurama // Reprodução

Em tempos de pandemia, será que dá para negociar? Joyce Pascowitch conversou nesta quarta-feira com o advogado Renato Ochman sobre a arte da negociação e como ele avalia o atual cenário econômico diante a crise. Formado em Direito pela PUC do Rio Grande do Sul, Renato possui um currículo poderoso na área e ainda escreveu dois livros: ‘Vivendo a Negociação’ e ‘Atos Societários Relevantes: A companhia e os investidores’.

Na live, Renato entregou para Joyce como tem sido a reação de seus clientes diante da situação atual. “No primeiro momento era uma dúvida e hoje é uma dúvida concreta. Está todo mundo sofrendo a mesma dor. É um quadro muito ruim para empresas e pessoas físicas. A reação está no próprio ser humano… tem pessoas com iniciativa, tem pessoas com menos iniciativa, tem gente otimista, tem gente pessimista. Se a gente olhar a reação nesses 90 dias, pode-se dizer que as pessoas aprenderam muito a reagir e tomar iniciativa”, pontuou o advogado.

Sobre o papel de negociador, Renato destaca que é importante ter consciência do trabalho mesmo em casos mais complexos: “Tem que ter compromisso com você mesmo de saber o que está fazendo. Sou uma pessoa perfeccionista, gosto de ver os detalhes e vou até o fim. Leio tudo, pesquiso muito. Hoje tenho pessoas que me ajudam a  fazer o trabalho mais detalhado. Como em toda profissão, precisamos ter amor por aquilo que a gente faz”. O papo completo você confere abaixo. Play!