22.04.2015  /  12:40

Jarbas Homem de Mello interpreta García Lorca e Charles Chaplin

aaa
Jarbas Homem de Mello como García Lorca || Crédito: Caio Gallucci

Jarbas Homem de Mello vai estrear nesta quarta-feira a ópera espanhola Ainadamar, que será apresentada no Brasil pela primeira vez no Theatro Municipal de São Paulo. O ator e marido da Cláudia Raia vai interpretar o alter ego do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. As apresentações acontecem nos dias 22, 24, 26, 28 e 30 de abril e 2 de maio.

“Será incrível interpretar o duplo de García Lorca na Ainadamar, uma obra moderna que mistura canto lírico, canto flamenco e música eletrônica. Sou aficionado pela obra e pela vida de Federico García Lorca, ambas são atemporais”, disse Jarbas ao Glamurama.

Cláudia Raia, apaixonada por musicais, não deixa de dar sua opinião no trabalho do marido. “Sempre peço a opinião dela, a Cláudia é muito inteligente, confio muito no seu bom gosto e no seu olhar artístico”, explicou.

A ópera, que conta com direção cênica do brasileiro Caetano Vilela e regência do chileno-suíço Rodolfo Fischer, traz como protagonista a vida da atriz catalã Margarita Xirgu, exilada da Espanha pela ditadura franquista. No último dia de sua vida, em Montevidéu, Xirgu relembra sua amizade com o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca, fuzilado durante a Guerra Civil Espanhola. Ainadamar, fonte de lágrimas, em árabe, é o lugar de sua execução, em Granada.

*

Além da ópera Ainadamar, Jarbas já começou os ensaios do musical da Broadway, “Chaplin – O Musical”, que estreia no dia 14 de maio, no Theatro Net São Paulo. “Não esperava essa dupla jornada de ensaios, mas está sendo um prazer participar de espetáculos tão grandiosos”, comenta Jarbas, que viverá o próprio Chaplin, ao lado dos atores Marcello Antony e Paulo Goulart Filho.

Sobre o personagem, Jarbas confessa que é será um desafio: “É uma responsabilidade imensa, não só porque o seu grande personagem Carlitos está no inconsciente de todos, mas principalmente por revelar ao público a história e aspectos da personalidade de Charles Chapin que são completamente desconhecidos”.

Paulo Goulart Filho, Jarbas Homem de Mello e Marcello Antony || Crédito:  Paprica Fotografia
Paulo Goulart Filho, Jarbas Homem de Mello e Marcello Antony || Crédito: Paprica Fotografia