Soberana: o fenômeno Sophia Abrahão nas páginas da Revista J.P

||Créditos: André Schiliró

A dimensão do sucesso de Sophia Abrahão, atriz, cantora e escritora, pode até ser desconhecida por quem já saiu da casa dos 20 anos. Integrante da realeza do mundo teen, ela é grande, gigante. Entenda os motivos

Por Kanucha Barbosa para a Revista J.P de abril
Fotos André Schiliró
Styling Luna Nigro
Beleza Lavoisier (Capa Mgt)

Aos 15 anos, Sophia Abrahão se viu no aeroporto de Pequim, na China, onde iria passar alguns meses por conta de um contrato com uma agência de modelos. Com um tipo físico que os asiáticos chamam de “cute”, ou fofo, em português, trabalho foi o que não faltou para a adolescente de rosto angelical, olhos azuis e nariz de boneca. Mas lá, a questão expectativa x realidade ficou bem destoada: “Dividi apartamento com sete meninas, nenhuma brasileira, e foi uma loucura, porque eu achei que ia ser tipo uma colônia de férias e foi zero assim, o mercado de lá é um dos mais rigorosos do mundo”, contou Sophia para a J.P.

Quase dez anos se passaram, e hoje a dimensão do sucesso da atriz e cantora é pouco compreendida por quem nasceu antes da década de 1990. Sophia é gigante (mesmo). Ela tem uma legião de fãs – apelidados por ela de Tirulipos – que a acompanha fielmente. E é ótima em dar o que eles pedem. Aos 1,7 milhão de seguidores do Twitter, 2,5 milhões do Instagram e 4,5 milhões do Facebook, publica incontáveis textos e fotos, e leva o poder de seus súditos muito a sério. “Eu brinco que eles são terríveis. Cobram muito se não estou presente, só falta eles me baterem. É o clichê do clichê, mas eles são tudo para mim. Acho que tudo na minha vida acaba acontecendo por causa deles, sou convidada para participar de eventos e para posar para as revistas por causa dessa força que geram. Então, se eu não retribuir, acho que é falta de caráter da minha parte.”

Há limites? Pelo menos no caso dos Tirus, ela acredita que sim. Mesmo quando eles acampam na calçada de sua casa e não a deixam nem ir à padaria. “Teve uma época, no auge de ‘Rebelde’, que os fãs descobriram o endereço da casa dos meus pais em São Paulo. Eram no mínimo 30 pessoas na minha porta todos os dias. Como acredito que uma das coisas mais importantes dessa relação entre fã e artista é o diálogo, entrei no Twitter e expliquei que ali era o meu momento, com minha família, e que queria relaxar e ficar tranquila.” Parece que a medida foi eficaz, mas vez ou outra ainda surgem alguns gatos pingados em sua rua.

FENÔMENO

Em 2008, Sophia interpretou uma patricinha em “Malhação”, na Globo, mas foi em “Rebelde”, de 2011, transmitida pela Record, que estourou. Dali, surgiu o grupo musical homônimo e a carreira de cantora também ascendeu. Em 2013, já estava no horário nobre global em “Amor à Vida”, como Natasha, a irmã de Nicole, vivida por Marina Ruy Barbosa. Teatro? Estreou nos palcos em 2010, com uma montagem de “Confissões de Adolescente”, sucesso dos anos 1990. A peça acabou migrando para o cinema em 2014, com Sophia no elenco, claro. Engana-se quem acha que ela para por aí: a moça também é escritora, já publicou dois romances e, no ano passado, lançou um CD que leva seu nome.

Emancipada aos 16, com essa idade já morava sozinha no Rio de Janeiro. E quem conversa com a atriz logo percebe que ela tem uma postura muito diferente de um jovem de 24 anos – J.P até questionou sua assessora de imprensa se ela passou por algum processo de treinamento para dar entrevistas, o que é comum no meio, mas foi garantido que a habilidade de Sophia com o público é nata.

Agora, morando novamente com a mãe em São Paulo, depois dos pais passarem por um divórcio, Sophia conta que se vê muitas vezes mais na posição de amiga do que filha. E leva tudo numa boa. Se gostaria de ser uma jovem “normal”? Ela diz que “tudo valeu a pena” e que tem seus momentos de “não celebridade”, principalmente quando está com os amigos da época do Bandeirantes, tradicional colégio de São Paulo, onde estudou. “A gente vai fazer 15 anos de amizade e se encontra pelo menos uma vez por semana. Apesar de eu ter grandes amigas no meio, é bacana não falar de trabalho e não ter uma competição é um alívio”, explica. Mesmo assim, só namorou garotos do meio artístico, incluindo Chay Suede e Fiuk. Hoje, protagoniza cenas fofas na vida real com o ator Sérgio Malheiros, um equivalente masculino da atriz e cantora no quesito carreira: já fez TV, cinema, teatro…

No fim deste ano, Sophia vai participar da próxima novela das 9 da Globo, “Lobo do Amor”, sucessora de “Velho Chico”. Agora que o leitor maior de 30 já sabe um pouco mais sobre a artista, o conselho é ficar de olho, pois as chances de ela conquistar o mundo são cada vez maiores.

[galeria]4326546[/galeria]

Sair da versão mobile