Woman holding leaf in front of chest, cropped.

Sem manicure na área, é a hora de deixar suas unhas respirarem! Confira dicas de especialista para fazer em casa

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Unhas saudáveis na quarentena // Getty Images

Como está a rotina de beleza durante o isolamento social? É importante mantermos alguns hábitos por uma questão de bem-estar e autoestima, porém… também pode ser o momento de dar um descanso para o corpo. É o caso das unhas, por exemplo. Quem está cumprindo a quarentena direitinho não está tendo acesso à manicure. Sendo assim, a dica é cuidar para mantê-las saudáveis. Que tal dar um tempo no esmalte e deixar as unhas respirarem, coisa que, no dia a dia, quase nunca é possível?

Daniele Carlim, instrutora do curso de manicure do Instituto Embelleze, ensina alguns hábitos simples que podem ser adotados nesse período, como hidratar bem a cutícula e usar fortalecedores. Anote aí:

1. Alicate com responsabilidade

Segundo a instrutora, é necessário que o alicate seja de qualidade e esteja amolado. “Um alicate em boas condições permite a retirada da cutícula de forma mais rápida e segura”.

Mas atenção! Não precisa retirar a cutícula por completo: “Quando se tira 100% da cutícula, a pele em volta da unha pode inflamar. O recomendado é retirar apenas o necessário, pois a cutícula é extremamente importante para deixar a unha mais forte”.

2. Cutículas hidratadas

Para deixar as unhas com o aspecto saudável, o ideal é fazer um polimento na superfície para remover o excesso de pele morta. No entanto a técnica só deve ser realizada uma vez por mês para não afiná-las demais. Após o polimento o ideal é utilizar uma base fortificante e hidratar as cutículas.

Para hidratar unhas e cutículas, produtos como óleos, cremes e ceras específicos para isso são os mais indicados. “Eles têm o poder de fortalecer as unhas através de seus componentes ricos em vitaminas”.

3. Hora de lixar

Lixar é importante para definir o formato, remover impurezas e corrigir possíveis falhas de crescimento das unhas. Mas tudo que é em excesso, faz mal. Assim, para evitar que as unhas fiquem fracas, finas e quebradiças, é recomendado lixar pouco, apenas o necessário para arrumar o seu formato.

Outro detalhe importante é no movimento da lixa. “Aquele famoso vai e vem pode descamar e rachar as unhas, causando o quebramento. O ideal é usar a lixa em um único sentido, começando pelo canto e indo em direção ao centro”.

4. Fortalecer

Existem muitos produtos no mercado para este fim e a dica é utilizá-los periodicamente. “Para ter unhas fortes, sempre que for passar esmalte, use antes uma base fortalecedora”.

5. Deixe as unhas respirem

Nesses dias em casa é a hora de deixar as unhas sem esmalte para que elas ‘respirem’ e cresçam melhor: “É importante dar uma pausa na esmaltação e abusar dos hidratantes e fortalecedores, assim as unhas ficarão mais fortes, saudáveis e brilhosas”.

Você também pode gostar