O Brasil espera levar até 8 mil pessoas à Rússia este ano para a Copa do Mundo de futebol. Destes, cerca de 80% serão viajantes corporativos – convidados por empresas em programas de incentivo -, apenas 20% seriam turistas comuns. Considerando a distância do Brasil – mais de 14 mil Km – e o idioma nada amigável às origens latinas do português, há mais fatores a serem considerados pelos apaixonados e seguidores da Seleção Brasileira do que apenas a vontade de ver Neymar e cia em campo.
Mesmo os mais experientes podem cair em armadilhas ao viajar sozinhos. Por isso, Gimar Pinto Caldeira, diretor da Honour Experiences, uma das agências oficiais do evento, dá quatro dicas importantíssimas:
Águas de Março
Negociar os pacotes com valores amigáveis requer programação. Março é a data limite para isso, uma vez que a partir daí, com a escassez dos ingressos, assentos em avião e quartos de hotéis, o preço deve subir consideravelmente. Condições de pagamento facilitadas e pesquisar os melhores voos ainda será possível até março.
“Matryoshka, Vodka ou Bolshoi?”
Se essas são as três únicas palavras que você conhece em russo, se prepare. Entre todas as complicações pelas quais um viajante pode passar por causa da barreira do idioma, não chegar ao jogo é sem dúvida a pior. Lembre-se de garantir um pacote que inclua não apenas os ingressos, mas também transporte dos hotéis para os estádios e um guia que fale português ou inglês ou espanhol…
Primeira Fase
Quanto mais adiantado estiver o campeonato, mais caro fica. Quem está com o orçamento apertado deve comprar ingressos para a primeira fase, economizando quase 30% em relação aos preços das finais.
Verão na Rússia
Na época da Copa será verão na Rússia. Os dias são longuíssimos… O amanhecer acontece por volta das 4h da manhã e só escurece após as 22h. Como isso dura pouco tempo, os russos aproveitam para curtir a vida ao ar livre, as ruas, parques e bares ficam lotados e animados. Prato cheio para os brasileiros que adoram uma festa. Mas atenção! Sozinhos, os turistas se tornam alvos fáceis de oportunistas e roubadas. Fique ligado e garimpe algumas dicas antes de se jogar por lá. Indicações são imprescindíveis para curtir o lado bacana do país, desde a gastronomia local, regada a boa vodka, até os melhores points para compras e diversão. No mais, boa viagem (ou хорошая поездка)!