Publicidade
Cena de ‘Atypical’, série do Netflix // Divulgação

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, que também dá o start na campanha Abril Azul, foi estabelecida em 2007 com o objetivo de difundir informações sobre essa síndrome, que ainda é um mistério para muita gente, e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por ela. Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome diz, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro: Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal; na interação social; e comportamentos estereotipados, repetitivos e com restrição de interesses.

Autistas já foram retratados em filmes famosos, como ‘Rain Man’ e ‘Forrest Gump’, que tem suas tramas desenvolvidas em torno de personagens com a síndrome, no caso, interpretados pelos ótimos Dustin Hoffman e Tom Hanks, respectivamente.

https://youtu.be/p0p5CQUjTxI

Nas produções mais recentes, destacamos duas do Netflix: as séries ‘Touch’, em que um garoto autista, mesmo sem falar, tem o dom de identificar padrões numéricos; e ‘Atypical’, quando um adolescente com traços de autismo resolve arrumar uma namorada e sua busca por independência coloca a família toda em uma aventura de autodescoberta.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter