Museu dedicado ao vinho abre as portas em Bordeaux

Lá Cité du Vin, ou A Cidade do Vinho, em português || Créditos: Reprodução Instagram

Bordeaux – conhecida como a capital do vinho – está prestes a fazer ainda mais jus a sua fama. É vai ser inaugurado lá, no dia 1º de junho, o La Cité du Vin (A Cidade do Vinho, em português), museu dedicado inteiramente ao vinho – bem a tempo do 10º Bordeaux Wine Festival, que vai até dia 26 de junho. Localizado às margens do rio Garonne, o espaço, que custou cerca de R$ 330 milhões para ser construído, vai abrigar não apenas bebidas feitas in loco, mas também rótulos produzidos em todo o mundo. A história do vinho, assim como suas curiosidades, serão discutidas de forma interativa, didática e divertida no museu, de modo que ele não se restrinja apenas aos experts no assunto. São esperados cerca de 450 mil visitantes por ano.

O prédio em si, que ostenta uma arquitetura moderna que contrasta com as construções em seu arredor, datadas dos séculos XVIII e XIX, já vale a visita. Formado por centenas de painéis de alumínio e de vidro, ele é modelado por diversas curvas. Quem responde pelo projeto é a agência XTU18 em parceria com a agência de cenografia Casson Mann Limited19. Entre os pontos imperdíveis para visitar lá, estão a loja de vinhos, com 800 rótulos – sendo 200 franceses e os demais do restante do mundo -, e as salas de degustação, que envolvem todos os sentidos, propondo uma imersão sensorial.

A inauguração para convidados acontece no dia 31 de maio, e deve contar com a presença de François HollandeO valor da entrada custará 20 euros (R$ 71), e dará direito a visita à exposição permanente do museu e ainda à degustação de uma taça de vinho.

[galeria]4338849[/galeria]

+www.laciteduvin.com

 

 

 

 

Sair da versão mobile