Ficção e realidade se misturam no livro “Aqui Quem Fala é Albert Einstein”, de R.J. Gadney. Lançado originalmente em 2018, a obra acaba de chegar ao Brasil pela editora Intrínseca. A história é uma biografia com pincelas lúdicas e, por esse motivo, se torna tão intrigante.
A trama começa em 14 de março de 1954, quando uma estudante liga para o número errado e acaba engatando uma inusitada conversa com um dos cientistas mais renomados do mundo: Albert Einstein. Movido pela curiosidade, Einstein estabelece com a jovem uma amizade que transformará sua vida.
É a partir daí que a história do físico é contada. Em constante busca por seu lugar no mundo, Einstein passou a vida se adaptando a demandas pessoais e profissionais e à realidade a sua volta, uma existência tomada por amores, descobertas, medos e desafios. Dentre as adversidades enfrentadas, talvez a maior tenha sido o antissemitismo.
Nos trechos factuais, Gadney usa frases célebres, fotografias, postais, cartas e discursos do cientista para apresentar um novo lado dele. O livro abrange quase cem anos de história europeia e mostra a outra face do homem por trás da lenda.