Pelo visto estão quase todos no mundo da moda vendendo fatias de seus negócios para o LVMH. Depois de Jay-Z, que recentemente se tornou sócio do gigante francês do luxo, por último foi a Birkenstock que vendeu uma participação em seu seu capital para uma firma de investimentos que tem Bernard Arnault, o fundador, CEO e maior acionista do conglomerado de € 266 bilhões (R$ 1,48 trilhão) de capitalização em bolsa, entre seus donos.
A transação foi finalizada no último dia 8, e deu à fabricante alemã de sandálias e afins um valor de mercado de € 4 bilhões (R$ 22,3 bilhões). Graças ao poderio financeiro do LVMH, a Birkesntock espera poder ampliar sua presença global principalmente em mercados mais competitivos, como a Ásia e a América Latina.
Fundada em 1744, a Birkstentock faturou € 721,5 milhões (R$ 4,03 bilhões) no último ano fiscal (2019), com um crescimento de 11% em relação às vendas do ano anterior. E apesar de ser uma marca centenária, sua clientela é formada principalmente por millennials, que são as pessoas nascidas de 1980 pra frente – justamente o público consumidor que Arnault e companhia querem conquistar cada vez mais. (Por Anderson Antunes)