O mundo vira sua atenção para a Rússia, a partir desta quinta-feira, com a abertura oficial da Copa do Mundo 2018. Glamurama aproveitou o momento para conhecer um pouco mais sobre o país e dividir com quem está por lá ou pretende acrescentar o destino à lista de must go, e preparou uma lista com 10 comidas e bebidas típicas que você precisa provar quando visitar o país. Apesar de não ser muito conhecida no Brasil, a culinária russa possui uma variedade de ingredientes e sabores surpreendentes. Abaixo, uma lista no melhor estilo “raiz” com os pratos e bebidas mais tradicionais. Delícia! Ou melhor, como dizem por lá, наслаждение!
Estrogonofe
O estrogonofe é um prato tipicamente russo. Diferente daqui, onde ganhou um toque “abrasileirado”, na Rússia são cubos de carne mergulhados em Smetana (espécie de creme de leite russo). O prato é servido normalmente com purê de batatas podendo ser também encontrado com batata assada, frita ou até mesmo massa. O arroz na Rússia não é um acompanhamento popular.
Borscht
Borscht é uma sopa bem característica feita de beterraba, que tem as suas origens na Ucrânia, mas é igualmente popular na Rússia. Ela tem cor vermelha distinta porque além da beterraba a receita leva tomate. Sempre servida bem quente.
Smetana
Creme azedo, ou “smetana” em russo, é um dos ingredientes mais importantes da culinária russa. É um iogurte pastoso feito de creme ou de leite. Na Rússia, é possível encontrar sopas, panquecas, saladas, sobremesas, batatas e pães feitos de creme azedo – ele está em todos os lugares.
Blini
Blini é um tipo de panqueca russa. As mais tradicionais são acompanhadas de caviar, smetana e geleia. São super fáceis de encontrar e servidas com diversos acompanhamentos. A massa é feita de leite, açúcar, gemas, manteiga e sal.
Pelmeni
Pelmeni é um bolinho de massa recheado de carne. Ele pode se servido de várias maneiras: sozinho, coberto com manteiga, com creme azedo ou em um caldo. É uma versão russa do cappelletti.
Salada Olivier
A Salada Olivier é geralmente conhecida como salada russa no Brasil, sendo um prato popular no inverno. Os ingredientes são maionese, batata cozida, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura.
Pastilá
Pastilá é um doce tradicional russo conhecido desde o século XIV. É feito de purê de maçã, mel, açúcar e claras de ovos. Muitas vezes é misturado com outras frutas.
Medovukha
Medovukha é um tipo de hidromel alcoolico e a bebida mais famosa de Suzdal, uma das mais antigas e importantes cidades russa, que inclusive já foi a capital do país. No passado, era o “drink” dos nobres por ter uma produção muito cara, já que levava de 5 a 20 anos para fermentar. Tempos depois descobriram que a fermentação era muito mais rápida quando a mistura de mel era aquecida, transformando-a em uma bebida popular.
Kvass
Os russos amam seu kvass: bebida fermentada feita de centeio ou pão que contém malte, assim como a cerveja. Ao contrário da cerveja, o kvass tem níveis baixíssimos de álcool, e é por isso que as crianças russas podem consumi-la.
Vodka
Por último, mas não menos importante, a vodka. Mais de 70% de todo o álcool consumido na Rússia é vodka. De acordo com uma lenda, por volta de 1.430, um monge chamado Isidoro, do Mosteiro de Chudov, fez a primeira vodca russa. Hoje em dia, é possível encontra-la em qualquer lugar. E não qualquer vodka: existem versões de raiz-forte, mirtilo, pimenta vermelha, mel… a lista é grande.