Beauty Artist Ricardo dos Anjos reúne dicas de cuidados com os cabelos durante as férias de verão

Ricardo dos Anjos || Créditos: Ali Karakas

A estação favorita dos brasileiros chegou e nós sabemos que durante o verão os cabelos podem sofrer tanto quanto a nossa pele devido a exposição inevitável de sol, combinado com o mar e o cloro da piscina. Para te ajudar a manter os cabelos saudáveis, apesar desses excessos, conversamos com o beauty artist Ricardo dos Anjos, embaixador da linha Match de O Boticário, que reuniu dicas incríveis de como cuidar do cabelo durante as férias nessa estação.

Cabelo também precisa de protetor solar?

“Sim! A exposição solar excessiva pode causar diversos efeitos colaterais nos fios, como o ressecamento, a quebra e o desbotamento do cabelo, especialmente os coloridos. Chapéus e bonés também são bem-vindos, mas o segredo é investir em uma fórmula que tenha proteção térmica e filtro UV, enriquecido em proteína e aminoácidos para deixar os fios recuperados, fortes e resistentes novamente.”

Na praia os cabelos sofrem com os banhos de mar e a água com cloro da piscina. Qual a melhor forma de prevenir os danos que eles causam no fio?

“Uma boa forma de evitar os danos é enxaguar os fios com água doce e secá-los com uma toalha logo após o mergulho. Mas é importante fazer uma hidratação bacana, pois é ela quem deixa os fios maleáveis e macios, uma vez que garante que a água fique dentro do córtex capilar. Vale investir em um combo de shampoo, condicionador e máscara capilar que deixem os fios hidratados sem perder a leveza.”

Prender os cabelos molhados com penteados ou tranças causa algum dano?

“Sim! Quando molhados, os fios ficam mais sensíveis, levando a sua quebra e queda. Esse quadro agrava com o atrito que ocorre ao prendermos eles de alguma forma. Além disso, deixar o couro cabeludo abafado pode levar a descamação e as terríveis caspas. A dica aqui é levar um creme modelador que não necessita enxague, ele da flexibilidade e maleabilidade para os fios.”

Em ambientes úmidos, como a praia, assim que os fios secam é comum ter bastante frizz. Isso é normal?

“Várias as coisas podem levar ao frizz, além dos ambientes úmidos, torcer os fios com a toalha e usar água quente. Para evitar isso, é legal usar um produto que sele a cutícula dos fios formando uma película protetora contra a umidade.”

O que mais vale levar no necessaire?

“Para curtir a temporada sem preocupação é importante anotar todas as dicas acima e selecionar produtos que estimulem a força e a resistência dos fios.”

Sair da versão mobile