De festas infantis a comida de boteco, a coxinha é unanimidade. Receitas do salgadinhos figuram nas vitrines dos bares da cidade e em menus de restaurantes renomados. O blog Viagem & Gastronomia aceitou uma tarefa nada fácil – mas muito gostosa: listar os lugares que fazem as melhores coxinhas de São Paulo. Aqui, 5 dos nossos preferidos. A relação completa no blog. Tome nota!
1 – Veloso
Sabemos que o Veloso não é novidade para ninguém nas listas das melhores da cidade. Para conseguir uma mesa no bar chegue cedo ou se prepare para esperar horas na porta. A disputa por mesa são por conta delas, as coxinhas de frango com catupiry, super crocantes por fora e cremosas por dentro. Uma vez lá não deixe de pedir a caipirinha de jabuticaba ou de carambola com manjericão para acompanhar.
2 – Frangó
Outro nome famoso no meio das coxinhas, o Frangó Bar fica fora do eixo de bares mais badalados de São Paulo, mas está sempre lotado de gente que atravessa a cidade para aproveitar seu vasto cardápio de cervejas nacionais e importadas (são mais de 500 opções de cervejas) e, é claro, suas premiadas coxinhas de frango com catupiry. Aberto há 28 anos, a receita é de família, o recheio de frango bem temperado com queijo Catupiry, massa saborosa e casquinha bem crocante.
3 – Attimo
O Attimo é famoso por suas deliciosas massas frescas, mas é impossível ir lá e não pedir a coxinha. Aliás, todos os petiscos do bar são incríveis, eles têm um prato que chama “Quattro di casa” que vem as quatro melhores entradas da casa: o mini arancini, a panceta de porco com limão, pastel de camarão e, é claro, a mini coxinha, uma delícia.
4 – Bar Número
Com uma fachada discreta, ambiente intimista e elegante decoração, o Bar Número surpreende com uma saborosa porção de coxinha que chega quentinha com molho doce apimentado. Para quem gosta de balada o bar oferece ainda uma pista de dança com música eletrônica às sextas, e se não gosta de balada vá só pela coxinha que vale a pena.
5 – Fast Berlin
No Fest Berlin, um restaurante que serve os pratos que os alemães, especialmente os berlinenses, comem nas ruas, tudo harmonizado com a bebida mais característica do país: as cervejas. E nas sextas e sábados eles servem uma adaptação da nossa coxinha recheada de joelho de porco e cream cheese.