Com apenas 12 anos, Valentina Oliveira já tem um currículo recheado. No ar na novela “Aventuras de Poliana, no SBT, a atriz começou ainda pequenininha a estudar teatro e já fez quatro peças de teatro, além de dublar e cantar. Agora, Valentina tem se dedicado a uma causa ainda maior: ajudar o próximo. Ela vestiu a camisa e decidiu colaborar com os moradores de Paraisópolis, comunidade paulistana, neste período conturbado com a pandemia da Covid-19: “Soube do trabalho do Gilson Rodrigues, líder comunitário em Paraisópolis, então liguei para ele dizendo que podia ajudar.” Glamurama bateu um papo com a atriz para saber como tem sido essa iniciativa. Confira.
Glamurama: Conta um pouquinho sobre o projeto que você participa com o Gilson Rodrigues?
Valentina: Eu estudo e moro a poucos quilômetros de Paraisópolis e é impossível não ver as condições em que as pessoas vivem lá. A gente precisa arregaçar as mangas e fazer a nossa parte. Soube do trabalho do Gilson, então liguei para ele dizendo que podia ajudar. Eu doei parte do meu salário, gravei vídeos, convoquei amigos para ajudarem a causa e, durante a quarentena, as empresas que fecharem ações publicitárias comigo vão ser instruídas a reverter o o cachê em doações para Paraisópolis. Além disso, para estimular as pessoas a ficarem em casa, escrevi uma versão da música “Heal the World”, do Michael Jackson, e se conseguir gravar a música vou doar a renda para a comunidade também.
Glamurama: Como é para você, tão jovem, já estar engajada em causas sociais?
Valentina: Eu me sinto muito feliz e realizada de poder ajudar as pessoas que precisam. Sei que sou privilegiada e tenho acesso a recursos que mais da metade da população não tem. Como artista eu tenho a obrigação com a minha visibilidade ajudar e dar voz a quem precisa.
Glamurama: Quando te despertou a vontade de ajudar?
Valentina: Minha família sempre esteve engajada com causas sociais. Desde que comecei a trabalhar ajudo jovens com menos recursos. No meu aniversário de 10 anos pedi para que todos não levassem presentes e sim doações de alimentos. Todos os anos eu ajudo uma ONG chamada ‘Reintegra Turma da Sopa’ que distribui alimento para os moradores de rua do centro de São Paulo.
Glamurama: E como está a sua quarentena?
Valentina: Na quarentena estou tendo aulas online, toco meu violão, escrevo algumas músicas. Além disso, fiz vídeos e lives com alguns artistas e estamos nos divertindo muito dando dicas de prevenção. Também estou aproveitando para descansar da minha rotina de trabalho.