24.03.2021  /  9:00

Homem de saia, pode? Pode, sim. Com o crescimento da proposta genderless, tendência supera preconceito e vai parar até no BBB

David Bowie, Jaden Smith, Harry Styles / Crédito: Reprodução

Homem usando saia não é novidade. Essa transgressão fashion acontece e não é de hoje, principalmente entre celebs e pessoas ligadas à moda. Pois foi só Fiuk aparecer usando saia e vestido no Big Brother Brasil para o assunto explodir nas redes e virar polêmica. Mas afinal de contas, em pleno 2021, com o conceito de vestuário genderless ganhando mais força globalmente, tem ainda quem se espante de ver um homem de saia, ou uma mulher de smoking? Pior que tem.

Há três mil anos, na Grécia, no Egito e Império Romano, as roupas não tinham gênero e os homens usavam mantos, vestidos e saias. Com o passar dos séculos, convenções sociais ocidentais ditaram como homens e mulheres deveriam se vestir, assim como outras tantas coisas. Com isso, as saias desapareceram do guarda roupa masculino.

No Brasil, com sua estrutura patriarcal e predominantemente machista, só em 1956 o artista Flávio de Carvalho, um dos grandes nomes do modernismo brasileiro, tentou recuperar a ideia de homens que usam saia através do ‘New Look’ que desfilou pelas ruas de São Paulo. A roupa do futuro para os homens, segundo ele, era uma saia de náilon e uma camisa bufante. Claro que só causou polêmica.

Flávio de Carvalho e o ‘new look’ em 1956 // Reprodução

Na virada dos anos 1960/1970, quando a contracultura e a explosão hippie tomaram a Europa e EUA, muitos homens em nome da liberdade usaram saia. Logo veio David Bowie e lançou ‘The Man Who Sold the World’. Na capa do antológico álbum, o astro aparece com um vestido, peça que usou durante todo o processo de divulgação para, logo depois, surgir na pele do andrógino extraterrestre Ziggy Stardust.

David Bowie na capa de ‘The Man Who Sold the World’ // Reprodução

Mais recentemente novas estrelas da música, como Harry Styles, que se tornou um ícone da moda, tem saias e vestidos em seu closet. Em entrevista, ele falou que já recebeu críticas pelo visual, mas aprendeu, aos poucos, a superar essas barreiras. “Quando você acha que há roupas para homens e há roupas para mulheres, uma vez que remove barreiras, você abre a arena na qual pode jogar. Eu vou às lojas às vezes e me pego olhando para as roupas das mulheres pensando que são incríveis. É como qualquer coisa – sempre que você coloca barreiras em sua própria vida, está apenas se limitando”, contou o cantor, que não tem medo de ousar.

Marc Jacobs // Reprodução

Jaden Smith, filho do ator Will Smith, que faz a linha ultra moderno, é adepto do look e ganhou até o apelido de ‘o cara dos vestidos e das saias’. O objetivo é simples: quebrar estereótipos de gênero e sair da padronização proposta pela sociedade. Vin Diesel, Jared Leto, Billy Porter, Ewan McGregor e até mesmo Kanye West usam saias de vez em quando. É impossível falar sobre moda e não citar Marc Jacobs, que há anos dá pinta por aí com as pernas de fora.

Kanye West // Reprodução

*

Inspire-se em fotos de homens usando saias e vestidos de maneira incrível:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por [+]FIUK (@fiuk)