10.04.2018  /  14:44

Harry e Meghan Markle não convidaram os Obamas para seu casamento. O motivo?

Barack Obama e príncipe Harry || Créditos: Getty Images

Falta pouco mais de um mês para o casamento do ano – o de Meghan Markle com o príncipe Harry, of course! Embora poucos detalhes sobre a cerimônia tenham sido divulgados até agora, é certo que Michelle e Barack Obama não vão testemunhar a subida ao altar dos noivos na capela do castelo de Windsor. O motivo tem a ver com o fato de que Harry ocupa uma distante quinta posição na linha de sucessão ao trono (e em breve vai se tornar o sexto, depois que Kate Middleton der à luz), e por isso pode se dar ao luxo de abrir mão de certas obrigações protocolares, como misturar momentos privados com “oficiais”, políticos…

Não foi o que aconteceu com o irmão dele, o príncipe William, que em sua troca de alianças com a duquesa de Cambridge em 2011 precisou convidar chefes de estado dos países membros da Comunidade das Nações e todos os monarcas da Europa, já que convive com a realidade de que um dia será um deles. Harry e Meghan incluíram em sua “guest list” apenas os mais chegados de ambos os lados, além de familiares e membros das entidades filantrópicas que o neto da rainha Elizabeth II apoia –  e até algumas ex-namoradas dele.

No que diz respeito aos Obamas, apesar de eles não estarem mais no poder e de serem bffs de Harry, no fim todo mundo achou melhor não convidá-los, já que isso poderia criar um outro contratempo diplomático. De qualquer forma, o príncipe e a atriz combinaram um encontro com o ex-casal presidencial dos Estados Unidos depois da lua de mel, para colocar a conversa em dia. Harry e Michelle se tornaram amigos quando ela ainda era a primeira-dama e ele visitava o país com frequência para participar de compromissos oficiais de apoio a veteranos de guerra, uma causa que os une.

Agora, o bafão! Nem a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, foi convidada para o casamento, que de um jeito ou de outro está sendo tratado como um evento oficial da realeza, o tipo de ocasião em que ela geralmente marca presença. Verdade seja dita, ela nunca foi uma unanimidade entre os Windsor… Vale notar, no entanto, que entre os plebeus escolhidos a dedo por Harry e Meghan que estarão nos arredores da St. George Chapel no dia 19 de maio, o grande destaque será a jovem Amelia Thompson, de 12 anos, uma das sobreviventes do ataque terrorista no show que Ariana Grande fez em Manchester, em maio do ano passado. Fofos, não? (Por Anderson Antunes)