21.05.2020  /  11:51

Guia Michelin e Brasil Restaurant Week promovem ações para ajudar restaurantes e população vulnerável

Restaurantes em ação || Créditos: Reprodução

O mercado de restaurantes e bares foi intensamente afetado pelo fechamento destes estabelecimentos por causa da pandemia de coronavírus. Muitos estão conseguindo manter uma parte da renda por conta do delivery, chefs estão se unindo à população ao preparar marmitas entregues em todo Brasil gratuitamente, entre outras ações na tentativa de movimentar o setor.

O Guia Michelin, que elege os melhores restaurantes do mundo, acaba de anunciar que vai promover pela primeira vez na sua história, um leilão online com itens, experiências e até jantares exclusivos pós-isolamento social com os chefs e restaurantes selecionados na sua 5ª edição brasileira. O objetivo é ajudar os 165 estabelecimentos, muitos deles fechados, a manterem suas equipes, numa tentativa de fazer frente aos cerca de 1 milhão de empregos perdidos no setor com a pandemia, de acordo com dados da Associação Nacional de Restaurantes. O valor arrecadado por cada venda será integralmente repassado ao chef, que deverá indicar o destino a ser dado à quantia. O leilão será realizado pela Sold Leilões no dia 5 de junho.

Outra boa atitude vem da organização do Brasil Restaurant Week, que reúne estabelecimentos renomados que vendem seus pratos com preços mais acessíveis durante uma temporada. Para ajudar diversas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social neste momento, até 07 de junho, eles vão promover o Delivery Solidário. Os clientes que comprarem o “menu RW”, que vem com entrada, prato principal e sobremesa, também vão contribuir com a doação de uma refeição para quem mais precisa. Para isso, basta escolher o restaurante, o menu desejado e a doação acontece de forma automática. A intenção também é incentivar o comércio local, a geração de empregos e a contribuição solidária. O próprio restaurante ficará responsável por preparar as marmitas para distribuição aos mais vulneráveis.

São mais de oito cidades participantes, entre elas: Campinas, São Paulo, Recife, Salvador, João Pessoa, Rio de Janeiro, Baixada Santista, Curitiba e Belo Horizonte. Os pedidos podem ser feitos diretamente com os restaurantes através dos contatos disponibilizados no site restaurantweek.com.br e apps de entregas de comidas (como Ifood, Rappi e Uber Eats, de acordo com a funcionalidade de cada restaurante). Os clientes também poderão optar pela retirada de seus pedidos nos estabelecimentos.