05.04.2014  /  8:55

Gucci, Prada e Fendi ganham retrospectiva em mostra no Rio

Croqui Emilio Schuberth da primeira metade da década de 50 e croqui Valentino de 1967/ 68, desenhado por ele mesmo: também em exibição

Nesta segunda-feira na Cidade das Artes, no Rio, rola a abertura da exposição “Italian Glamour”, com cenografia de Daniela Thomas. A mostra traz um panorama da moda italiana dos últimos 70 anos com 130 itens – a maioria vestidos de alta costura e prêt-à-porter – de nomes como Valentino, Emilio Pucci, Salvatore Ferragamo, Versace, Prada, Dolce&Gabbana, Fendi, Gucci e Armani, inclusive peças originais usadas por Ava Gardner, Audrey Hepburn, Gina Lollobrigida e pela duquesa de Windsor Wallis Simpson. Manequins estarão flutuando pelas escadarias do local, tudo com curadoria de Paolo Tinarelli e Enrico Quinto, donos de um acervo de mais de 6 mil roupas e acessórios. A dupla mora em Roma, mas há 10 anos passa férias no Brasil, então decidiu trazer a exposição pra cá.

* Os dois emprestaram 10 dos 80 looks da mostra “O Glamour da Moda Italiana/ 1945-2014”, em cartaz no Victoria & Albert Museum, em Londres. Na seleção feita para o Rio também estão modelos originais idênticos aos usados por  Jackie Kennedy, Sophia Loren, Elizabeth Taylor e por divas mais contemporâneas como Lady Gaga,  Beyoncé e a princesa Diana [um Moschino], além de peças desfiladas por Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Kate Moss e Gisele Bündchen e mais itens do guarda-roupa de Gabriella Pascolato [mãe de Costanza Pascolato] e Antonia Frering.

* “O Rio me transporta para a realidade do sul da Itália, de onde venho. Para mim, estar aqui é um retorno às origens”, afirma Enrico, frequentador assíduo das feiras de antiguidades da Praça XV e da Rua do Lavradio, a exemplo do parceiro, com domínio perfeito do português. “Queremos promover um grande mergulho nas convenções sociais italianas e no jeito italiano de se vestir, mostrando a criatividade, a tecnologia, a importância dos tecidos e também a relevância do passado como referência na produção moderna da Itália”, resume Tinarelli. Glamurama vai!

* Serviço: “Italian Glamour”: de 8 de abril a 6 de julho na Cidade das Artes, que fica na avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Horário: de terça a domingo, de 10h às 18h.