20.02.2019  /  8:28

Burberry se desculpa por moletom com “ode ao suicídio” apresentado na Semana de Moda de Londres

A top Liz Kennedy, que usou a peça na passarela: ela não gostou || Créditos: Getty Images

Ao mesmo tempo em que arrancou elogios de fashionistas com uma coleção recheada de críticas ao nacionalismo britânico na Semana de Moda de Londres, em desfile realizado no último domingo, a Burberry provocou uma polêmica daquelas em razão de uma das peças que apresentou na ocasião: um moletom que tinha uma sugestiva corda de enforcamento, com regulador e tudo, como “toque principal” na altura do pescoço.

Não pegou nada bem, sobretudo porque muita gente entendeu que os designers por trás do look tentaram fazer “graça” com um assunto muito sério, e que no caso é o suicídio, e o próprio CEO da maison se viu forçado a pedir desculpas. “Lamentamos profundamente a angústia causada por um de nossos produtos, que já foi retirado de linha”, disse o italiano Marco Gobbetti, que comanda a Burberry desde 2017, nesta terça-feira.

O pior de tudo é que Liz Kennedy, a modelo que usou o controverso moletom na passarela, afirma ter alertado os produtores do fashion show sobre o risco de exibir algo assim, mas foi ignorada. “Suicídio não é um assunto de moda”, a top postou no Instagram mais tarde. “Avisei todo mundo que seria um erro, mas ficaram fazendo piadinhas e apenas me disseram que eu deveria escrever uma carta expondo meu ponto de vista”, completou.

Em nota, a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido (MHF, na sigla em inglês) também criticou a Burberry. “É muito frustrante ver esse tipo de representação do suicídio em nossos dias e principalmente quando se leva em conta tudo que falamos sobre as questões de saúde mental em anos recentes”, disse Antonis Kousoulis, o presidente da entidade. Ele reconheceu, no entanto, “que pelo menos os responsáveis pediram desculpas”. (Por Anderson Antunes)

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Abaixo, o post de Liz Kennedy no Insta:

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@burberry @riccardotisci17 Suicide is not fashion. It is not glamorous nor edgy and since this show is dedicated to the youth expressing their voice, here I go. Riccardo Tisci and everyone at Burberry it is beyond me how you could let a look resembling a noose hanging from a neck out on the runway. How could anyone overlook this and think it would be okay to do this especially in a line dedicated to young girls and youth. The impressionable youth. Not to mention the rising suicide rates world wide. Let’s not forget about the horrifying history of lynching either. There are hundreds of ways to tie a rope and they chose to tie it like a noose completely ignoring the fact that it was hanging around a neck. A massive brand like Burberry who is typically considered commercial and classy should not have overlooked such an obvious resemblance. I left my fitting extremely triggered after seeing this look (even though I did not wear it myself). Feeling as though I was right back where I was when I was going through an experience with suicide in my family. Also to add in they briefly hung one from the ceiling (trying to figure out the knot) and were laughing about it in the dressing room. I had asked to speak to someone about it but the only thing I was told to do was to write a letter. I had a brief conversation with someone but all that it entailed was “it’s fashion. Nobody cares about what’s going on in your personal life so just keep it to yourself” well I’m sorry but this is an issue bigger than myself. The issue is not about me being upset, there is a bigger picture here of what fashion turns a blind eye to or does to gain publicity. A look so ignorantly put together and a situation so poorly handled. I am ashamed to have been apart of the show. #burberry. I did not post this to disrespect the designer or the brand but to simply express an issue I feel very passionate about.

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