24.11.2020  /  15:53

Grammy 2021 anuncia indicados e categoria de melhor performance de rock é dominada por mulheres

Fiona Apple, HAIM e Phoebe Bridgers / Crédito: Reprodução

O Grammy começou a iniciar os indicados ao prêmio nesta terça-feira. A cerimônia de entrega dos prêmios da 63ª edição do evento acontece em 31 de janeiro de 2021, em Los Angeles, com apresentação do comediante Trevor Noah. E uma das surpresas está na categoria de Melhor Performance de Rock, que pela primeira vez só tem indicações de cantoras e bandas mulheres, incluindo novos nomes, como Phoebe Bridgers, Fiona Apple, Phoebe Bridgers, Brittany Howard, Grace Potter, Haim e Big Thief.

Para celebrarmos esse momento único, Glamurama convida a conhecer melhor o trabalho de cada uma dessas mulheres.

HAIM – The Steps

A banda de indie rock de Los Angeles é formada pelas irmãs Este, Alana e Danielle Haim. A carreira do trio começou em 2005, mas elas se tornaram mais conhecidas em 2016, ano em que saíram em turnê que durou três anos. Na mesma época, a HAIM passou a trabalhar no projeto ‘Something to Tell You’ e conquistou ainda mais fãs. As meninas foram indicadas pela música ‘The Steps’. Dá o play!

Fiona Apple – Shameika

Fiona Apple é cantora e compositora norte-americana conhecida por produzir canções metafóricas com estilo único. O seu álbum de estreia surgiu em 1996, intitulado ‘Tidal’. Recentemente, Fiona lançou ‘Fetch the Bolt Cutters’ e a música ‘Shameika’, a escolhida pelo Grammy para a categoria.

Brittany Howard – “Stay High”

Mais conhecida como a guitarrista das bandas de rock americanas ‘Alabama Shakes’ e ‘Thunderbitch’, Brittany também possui um projeto solo que chama a atenção por aí. Em 2019, quando estreou com o álbum ‘Jaime’, as revistas e sites de música já haviam dito que a artista tinha alcançado um patamar acima dos demais. “Stay High”, inclusive, é mais um single desse projeto.

Grace Potter – “Daylight”

Conhecida pela banda ‘Grace Potter and The Nocturnals’, a cantora está em carreira solo desde 2015 quando lançou ‘Midnight’. O álbum conta com boa parte dos músicos do Nocturnals como apoio, bem como a participação especial de nomes como Nick Oliveri e Wayne Coyne. ‘Daylight’ é o nome do disco lançado por Grace em 2019, e também nome da música escolhida pelo Grammy como Melhor Performance de Rock.

Big Thief – Not

‘Big Thief’ é uma banda de rock indie americana e, para todos os críticos, “não há outra banda assim atualmente”. O grupo Adrianne Lecker como vocalista e guitarrista. Recentemente eles lançaram o álbum ‘Two Hands’, com a música ‘Not’ entre as queridas do público.

Phoebe Bridgers – Kyoto

Por fim, mas nem de longe menos importante: Phoebe Bridgers com o single ‘Kyoto’. Em especial neste ano, a cantora vem ganhando notoriedade com o seu estilo musical independente e cheio de personalidade. A americana de Los Angeles também é conhecida por fazer parte dos grupos musicais ‘Boygenius’ e ‘Better Oblivion Community Center’. Confira a música!

Além de todas essas mulheres na categoria ‘Melhor Performance de Rock’, o Grammy teve outros pontos altos, como Harry Styles indicado em três categorias pelo álbum ‘Fine Line’. Os destaques nas categorias principais, no entanto, foram Beyoncé e Dua Lipa, que concorrem nos três prêmios mais prestigiados do evento: álbum, canção e gravação do ano. Os brasileiros Chico Pinheiro e Bebel Gilberto foram indicados, respectivamente na categoria de álbum de jazz latino e álbum de música global. O fenômeno ‘BTS’ foi indicado pela primeira vez em uma categoria musical, em performance de grupo ou duo pop. O grupo de k-pop já tinha sido indicado na categoria de encarte de álbum.