15.07.2013  /  17:17

Em Londres, Glamurama visita expo com vestidos da realeza britânica

Vestido de Rainha Elizabeth II

Lançada no início de julho no Palácio de Kensington, em Londres, a exposição “Fashion Rules” é um convite ao glamour da família real britânica. Uma seleção de vestidos usados pela Rainha Elizabeth II, por sua irmã, a princesa Margaret, e pela princesa Diana está em exibição para mostrar como cada uma dessas mulheres influenciou a moda e os costumes nas últimas décadas.

* O estilista escolhido pela rainha para os dias festivos nos anos 50 era Norman Hartnell, um dos únicos que soube imprimir a sobriedade da realeza e as regras que ela devia seguir. Um exemplo? Em cerimônias mais importantes, Elizabeth tinha que usar vestidos com cores claras, para ganhar mais evidência e se diferenciar em um grande público. Estão à mostra também os looks usados por ela em um tour real pelo Paquistão e Índia, em 1961, e em seu aniversário de casamento, em 1972.

** Nas décadas seguintes, é a princesa Margaret que ganha evidência. Amiga de  estilistas e celebridades, e apaixonada por cultura pop, ela ajudou a levar o glamour de Hollywood para a Inglaterra. Deixou para trás os vestidos ultra-femininos dos anos 50 e lançou o “slim look” com a ajuda de Marc Bohan, estilista da Dior na década seguinte. Em 1979, saiu com as pernas de fora em um minivestido, também criado por Marc, uma ousadia se tratando da realeza. Um caftã  indiano e um turbante usado por ela  na ilha de Mustique, em 1976, são algumas das peças mais elegantes da expo.

*** Apenas cinco vestidos de Diana participam da mostra, mas, no dia da nossa visita, era dela o espaço mais concorrido. Cada look acompanha uma foto de Lady Di e o local onde foi usado. Entre eles, a peça criada por Catherine Walker para a visita real ao Brasil, em 1991, um vestido simples e chique, com bordados discretos. A exigência do traje para a ocasião? Não usar as combinações verde e amarelo nem azul e branco, cores da bandeira da Argentina, nosso grande rival no futebol na época.

Em tempo: Kate Middleton será a próxima a ganhar espaço por lá. Uma foto da Duquesa de Cambridge já está na linha do tempo fashion da família real no museu. (Por Thayana Nunes)

Vestidos da princesa Diana
Agora, os da princesa Margaret

* A repórter viajou a convite da VisitEngland