21.09.2019  /  9:00

Glamurama entrega sete perfis no Instagram sobre o meio ambiente que valem o follow

Jequitibá Rosa milenar, em Cachoeira do Macacu/RJ || Créditos: Cassio Vasconcellos

O cuidado com o meio ambiente ganhou força, voz e muito engajamento em todo o mundo. A tendência, claro, chegou às redes sociais e diversos famosos, cidadãos anônimos, organizações não governamentais e empresas privadas estão utilizando essa ferramenta para falar de causas importantes, com o intuito de informar e conscientizar o maior número de pessoas sobre a necessidade de preservação. E no embalo da data, em que é comemorado o Dia da Árvore, neste sábado, nós mostramos sete perfis no Instagram que vão te ajudar a se informar sobre o meio ambiente, inspirar e repensar hábitos visando a sobrevivência do planeta. As dicas são de Ronaldo Christofoletti, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, treinador de comunicação científica para o Programa Researcher Connect do British Council e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. Confira!

Onu Meio Ambiente

Com a mensagem de ‘Pense no Planeta, Viva Simples’, o Instagram oficial da ONU Meio Ambiente no Brasil apresenta algumas soluções inovadoras para a conservação da natureza e ainda divulga eventos ligados ao meio ambiente. No momento, a conta está mostrando detalhes sobre o projeto Mares Limpos e ensina sobre a situação do lixo no mundo.

Oceano Para Leigos

A conta, feita pela oceanógrafa Mariana Thévenin, é um projeto que pretende divulgar informações científicas de maneira descomplicada, popularizando o conhecimento. A ideia é aproximar as pessoas dos oceanos e incentivar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da conservação.

View this post on Instagram

O programa “Ocean Literacy” elaborado pela UNESCO em parceria com educadores e pesquisadores é um guia para o ensino sobre o Oceano. O documento reúne princípios fundamentais para a compreensão da influência do oceano na nossa vida e da nossa influência sobre o seu equilíbrio. Traz conteúdo e atividades para aumentar o conhecimento sobre os oceanos ao longo do currículo escolar, mas que também é excelente para todos que querem saber mais sobre a importância dos oceanos e os benefícios que ele nos oferece. Muito do conteúdo que usamos aqui é inspirado nesse material! 💙💙 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para nossa satisfação, esses princípios essenciais para compreender e proteger os oceanos foi traduzido para português! O Programa Cultura Oceânica (versão em português) será lançado nos dias 5 e 6 de setembro em Santos-SP. A proposta é “Conhecer os oceanos a partir de uma cultura que envolve conhecimento, respeito, arte, costumes e está sempre presente em nossas vidas”. Estou ansiosa para ver o resultado! Nós vamos estar lá transmitindo tudo por aqui! Queremos interação e participação nas discussões. A contribuição de todos será muito bem vinda! Você pode mandar mensagens para gente e usar a hashtag #culturaoceanica – que vamos estar monitorando durante o evento! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Para saber mais sobre o evento e se inscrever acesse o site maredeciência.com.br. Link na bio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #culturaoceanica #decadadosoceanos

A post shared by Oceano para Leigos (@oceanoparaleigos) on

Cristal Muniz

A influenciadora de 27 anos decidiu, em 2014, que tentaria viver sem produzir lixo. A iniciativa resultou em um blog e um perfil no Instagram, o @umavidasemlixo. As postagens de Cristal trazem dicas sobre como evitar o desperdício e a produção de resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. Com suas ações, em 2018, a influenciadora ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente.

View this post on Instagram

Quanto custa ter um blog? Essencialmente, nada.⠀ ⠀ Você pode começar um blog agora de graça, sem precisar pagar nada, apenas se inscrevendo em um site como wordpress ou blogspot e começar a escrever e compartilhar. Foi o que eu fiz quando decidi criar o blog Um Ano Sem Lixo pra contar minha experiência pessoal de diminuir meu lixo. Fiz um blog novo no blogspot e comecei a escrever.⠀ ⠀ Hoje em dia o blog é meu trabalho integral, que significa que tudo o que faço é pra ele: produzir conteúdo pras redes sociais, testar receitas, estudar mais sobre sustentabilidade, ler livros, responder comentários, mensagens e emails, escrever textos, dar palestras e cursos, gerenciar o grupo do fb, ler notícias e compartilhá-las.⠀ ⠀ Não custa nada fazer nem pras pessoas acessarem isso, mas preciso dedicar todo meu tempo pra isso acontecer – o que significa que não sobra tempo pra eu ter um emprego normal. O que significa que custa todo meu tempo útil se eu quiser continuar dormindo rs.⠀ ⠀ Como eu quero continuar a produzir conteúdo e melhorar ele (com vídeos semanais no Youtube, por exemplo, e pra isso preciso contratar alguém pra editar e me ajudar a gravar), fiz uma conta que permite que você me ajude a construir isso juntos: http://catarse.me/umavidasemlixo⠀ ⠀ Você que 1) gosta do conteúdo que produzo nessa rede mundial de computadores 2) quer que eu produza ainda mais desse conteúdo 3) consiga produzir esse conteúdo de forma independente 4) tem como ajudar com um pouco de dinheiro por mês 5) fica feliz em ajudar: pode ajudar com a campanha do catarse (tem o link na bio 🥰)!⠀ ⠀ É um financiamento coletivo que permite que vocês, meus leitores, ajudem com uma quantia mensal (a partir de só R$7) agradecendo pelo conteúdo que faço e publico aqui com acesso gratuito pra todo mundo mudar de vida e pra que eu faça ainda mais! 🙂 Os assinantes também recebem uma newsletter exclusiva que é um mimo especial de notícias, pensamentos, ideias, coisas em construção que vou falando sobre o que ando pensando. Ah, e tem também os sorteios todo mês, como os de junho que estão na foto: meu livro, o livro Da Raiz à Flor da @belagil e um kit de saquinhos pra comprar legumes e vegetais da @pazemgaia.

A post shared by Cristal Muniz (@cristalmuniz) on

Fundação Grupo Boticário

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Na conta oficial no Instagram, é possível conhecer algumas das ações, editais lançados e espécies da fauna e flora do Brasil. Além disso, diversas informações sobre a Mata Atlântica são divulgadas com frequência.

View this post on Instagram

E esse olhar sério que o macaco-prego deu para a câmera do Rafael Bernardes?! Esse primata é conhecido pela sua inteligência e destreza, especialmente na hora de se alimentar. Além de conseguir pescar e escavar a terra para procurar comida, o macaco-prego também é especialista em abrir frutas. Um bom exemplo são os coquinhos: eles ajeitam o fruto cuidadosamente numa pedra e jogam uma outra em cima. Eita sujeito esperto! Envie suas fotos da natureza também! Basta usar a hashtag #RespeiteMinhaNatureza. #PraCegoVer #PraTodosVerem O macaco-prego está se segurando em um galho de árvore. Ele tem os pelos arrepiados, na cor bege-claro por todo o corpo. Os pelos no topo da cabeça são pretos e as patas também. Seu rosto é marrom e seus olhos castanhos. A expressão do macaco faz parecer que ele está sério.

A post shared by Fundação Grupo Boticário (@fundacaogrupoboticario) on

Sonia Bridi

O perfil pessoal da jornalista traz várias informações sobre meio ambiente. Muitas postagens são resultado de reportagens produzidas e trazem dados sobre temas que estão ganhando destaque na mídia, como as mudanças climáticas e possíveis consequências. O perfil ainda apresenta bastidores de reportagens e curiosidades sobre as produções realizadas pela jornalista no Brasil e no mundo.

Uma Gota No Oceano

Com conteúdo socioambiental, a conta fala principalmente sobre mudanças climáticas, alternativas energéticas, desenvolvimento sustentável e direito dos povos tradicionais. Com uma linguagem acessível, as postagens trazem informações e dados sobre temas ligados ao meio ambiente e ao direito das comunidades indígenas.

View this post on Instagram

“Vamos precisar de todo mundo/um mais um é sempre mais que dois”. As mudanças climáticas são um desafio do tamanho do mundo: nenhum indivíduo, povo ou nação conseguirá enfrentá-lo sozinho. Como diz “O sal da Terra”, canção de Beto Guedes, somar forças é multiplicar. Este mês serão realizados nos EUA o Climate Action Summit 2019 e mais uma série de eventos preparatórios para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas de 2019 (COP25). Os povos indígenas foram convocados para participar. Um novo desafio requer outros olhares. Ninguém é tão qualificado quanto eles para proteger as florestas, a principal barreira contra as mudanças climáticas. Por isso, o último relatório do IPCC da ONU afirma que garantir aos indígenas o direito às suas terras é uma das principais saídas para a crise global do clima. Não à toa também, desde a COP 24 eles têm assento permanente nas discussões sobre o clima. O Climate Action Summit 2019, que será realizado na sede da ONU, em Nova York, começa no dia 23; mas a largada da maratona climática será dada na semana que vem. Nos dias 16, 17 e 18, cinco lideranças irão a Washington se encontrar com a sueca Greta Thunberg, criadora do Fridays For Future – movimento que tem incentivado jovens do mundo inteiro a cobrarem medidas mais efetivas dos governos de seus países contra o avanço das mudanças climáticas. A jovem ativista de 16 anos – que atravessou o Atlântico de veleiro – e os indígenas vão se juntar a congressistas e representantes da sociedade civil americana para debaterem os impactos do desequilíbrio climático no dia a dia dos povos tradicionais. (Continua nos comentários)

A post shared by Uma Gota No Oceano (@umagotanooceano) on

Família Schurmann

A família que ficou conhecida por inúmeras aventuras em alto mar é também defensora da campanha Mares Limpos, uma ação global para combater o lixo nos oceanos. As viagens são registradas no perfil oficial, que também traz informações sobre iniciativas de conscientização. A próxima expedição dos Schurmann está marcada para dezembro de 2019.

View this post on Instagram

#tbt dos momentos maravilhosos que passamos a bordo com as crianças da Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores. 💕 Essa é a segunda escola mais antiga da cidade de São José, em Santa Catarina, que tem algumas iniciativas sustentáveis bem legais. Eles têm composteira na escola, por exemplo! 👏🏻 Desde 2012, com a implementação da escola de tempo integral, muitas ações vêm sendo desenvolvidas na escola com o intuito de oferecer aos alunos vivências inesquecíveis, além de projetos voltados , por exemplo, a cultura da paz, ao respeito com o próximo e com o Meio Ambiente, como nos explicou a professora. 🦋Ficamos realmente felizes com a visita dessa turminha encantadora! Wilhelm e Erika, como sempre, foram excelentes anfitriões! E é tão gratificante saber que alunos e professoras também curtiram muito essa experiência!⛵️ . . . #familiaschurmann #veleirokat #veleiro #visistaabordo #estudantesabordo #educacao #meioambiente

A post shared by Família Schurmann (@familiaschurmann) on