16.10.2020  /  16:10

Glamurama entrega mapa gastronômico com sabor da Itália para curtir no fim de semana. Vem!

Um mapa gastronômico com sabor da Itália por SP: Casa Europa, Vicoboim, Vinheria Percussi e Così || Créditos: Divulgação

Saudade de comer uma comidinha italiana, né minha filha? Então aproveita que o fim de semana está batendo na porta e se programe para um rolê gastronômico. A gente ajuda: segue a trilha para conferir os melhores restaurantes italianos por São Paulo.

Jardim Paulistano: Casa Europa

O restaurateur Ipê Moraes (Adega Santiago e Taberna 474), comanda o restaurante em um casarão de esquina. Por lá, um ambiente aconchegante, todo de madeira, iluminado com lâmpadas pendentes. Há um empório com comidinhas para levar pra casa, incluindo ragus, massas, queijos e vinhos. Um dos destaques da Casa Europa, é o Balcão de peixes e mariscos frescos, como os bares de tapas da Espanha, de onde saem receitas como o Crudo de atum e molho ponzu, as Ostras frescas e a Vieira na Concha . No comando da cozinha está o chef Gerson Campelo. Para petiscar, aposte no Croquete de porco (6 unidades) e os Crostinis de Jamón serrano e rúcula. E  para prato principais, Arroz de pato e o Tagliolini com ragu de atum. E, para harmonizar, a carta de vinhos tem uma seleção de rótulos do Novo e Velho Mundo.

Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 726 – Jardim Paulistano, Tel. 11 3063-557

Higienópolis: Vicoboim

O menu apresenta receitas clássicas elaboradas pelo chef Igor Witer, para começar: a Burrata Pugliese (acompanha pesto de manjericão e tomate) e o Polvo grelhado com batatas crocantes e maionese defumada e a Polenta com mix de cogumelos frescos , entradas ideais para compartilhar. Na seção de Pratos Principais: Agnolotti recheado de queijo de cabra e compota de figos, creme de açafrão; Paleta de Cordeiro servida com fettucine em seu próprio molho e o Peixe do dia grelhado em crosta de pão e amêndoas com legumes grelhados . A charmosa casa de três andares, na Praça Vilaboim, apresenta uma decoração rústica e acolhedora, inspirada na região da Toscana. Também fazem parte da instalação um bar de drinques e uma adega que contempla 300 garrafas de vinhos, na carta são cerca de 90 rótulos. No comando das caçarolas está Igor Witer com passagens pelos restaurantes La Tambouile e Sallvattore, em São Paulo, Jacaré do Brasil em Trancoso, e os prestigiados Sal e Da Comporta em Portugal.

Onde: Praça Vilaboim 77, Tel.(11) 2659-4940.

Pinheiros: Vinheria Percussi

Os irmãos Silvia e Lamberto Percussi pilotam este restaurante italiano contemporâneo dedicado à enogastronomia, a perfeita harmonização entre o vinho e a comida. Fundada em 1985 por seus pais, Silvia é a responsável pela cozinha e Lamberto cuida pessoalmente da adega. Situado em uma bela casa, tem um salão aconchegante com ventilação natural do pátio interno, repleto de obras de artes, outra paixão dos irmãos.

Para começar, aposte no Arancini di Riso (Bolinhos de arroz recheados) e a Polenta fresca servida com molho de cogumelos e Porcini. Entre os principais, Filé de badejo com sal rosado do Himalaya com aroma de baunilha e röschti de batatas e legumes ; Risotto com Tomates, camarões, pancetta e pimenta e o Tortelli di Parma al Triplo Burro (Massa fresca artesanal recheada com presunto de Parma e ricota servida com molho de creme de leite, manteiga e parmesão). E adoce com o Contrasto Tra il Rosso e il Bianco (Frutas vermelhas geladas & calda quente de chocolate branco).

Onde: Rua Cônego Eugênio Leite, 523, Tel.11 3088 4920 / 11 3064 4094.

Santa Cecília: Così

Comandado pela dupla chef Renato Carioni e seu sócio Leonardo Recalde, o cardápio apresenta receitas de sucesso como o Ovo mollet empanado com mousseline aerada de vichysoise (típico creme francês de batatas e alho poró e chantilly de mascarpone trufado) , o Ravioli recheado de pupunha ao molho de limão e camarões salteados e o Tiramisú com biscoito champagne ao cassis,creme de mascarpone e frutas vermelhas. O restaurante tem decoração assinada pelo arquiteto Alessandro Bergamin, com um ambiente aconchegante e moderno em tons escuros. A iluminação traz lâmpadas turcas em diversas cores. No mezanino, um neon interno ilumina a área de produção artesanal de massas.

Onde: Rua Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecília – São Paulo – (11) 3826-5088.