05.02.2018  /  9:00

Glamurama dá dicas de segurança para os foliões que vão curtir o Carnaval Brasil afora. Fique atento!

Não vacile e se divirta neste Carnaval com segurança! || Créditos: iStock

A programação do Carnaval de rua pelo país já está a todo vapor. E os glamurettes que pretendem curtir o fervo precisam estar atentos para não cair em roubada, literalmente. Por isso o especialista em segurança do GRUPO GR, Marcos Roberto Araújo, dá algumas dicas de como evitar roubos de celulares e carteiras. “Para se ter uma ideia, no ano passado em São Paulo, 95% dos roubos durante o Carnaval de rua foram de celulares. Em outras capitas como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador também foi registrado aumento de furtos de smartphones. Além de se infiltrar entre os foliões, os bandidos ficam a postos nos caminhos que levam aos transportes públicos, por isso, é necessário ter cuidado”, comenta. Abaixo um guia para não vacilar, afinal, folia boa é aquela sem dor de cabeça…

Dicas de segurança para curtir o carnaval de rua sem stress:

– Se optar pelo uso do transporte coletivo para ir e voltar seja discreto. Não exiba relógios, celulares ou dinheiro.

– Não saia com grandes quantias de dinheiro ou muitos cartões se não houver necessidade.

– Mulheres, evitem levar bolsas. Caso seja inevitável, opte pelas transversais e coloque para frente ou pela pochete, que voltou com tudo à moda.

– Não deixe sua carteira no bolso de trás, ainda mais onde tem aglomeração de pessoas. Uma boa opção é usar aquelas pochetes de corrida, que normalmente ficam juntas ao corpo e por baixo da blusa.

– Se for fazer uma selfie durante o desfile do bloco, atenção. Certifique-se de que não há alguém observando sua ação e seja rápido.

– Ao retornar, evite transitar por ruas ou praças mal iluminadas. Ande em grupos.

– Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.

– Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um suspeito.

– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à delegacia mais próxima.

No mais, aproveite o Carnaval!