26.09.2017  /  12:39

Gerald Thomas está no Brasil para lançar espetáculo só com mulheres. Polêmica à vista

Gerald Thomas e o pôster do espetáculo “Dilúvio”, que estreia dia 11 no Teatro Anchieta – Sesc Consolação || Créditos: Divulgação

A cena artística paulistana está fervilhante, afinal, o autor e diretor Gerald Thomas está passando temporada em São Paulo. O motivo é dos mais nobres: ensaiar seu novo espetáculo, “Dilúvio”, que estreia dia 11 de novembro, no Teatro Anchieta no Sesc Consolação. Focado na criação de um ambiente de fantasia, a peça abre espaço para reflexão sobre períodos negros e atuais na história da humanidade. No palco, apenas mulheres – a atriz portuguesa Maria de Lima, a paraguaia Ana Ivanova e as brasileiras Lena Roque, Isabella Lemos, Beatrice Sayd e Ana Gabi -, além de um grupo de bailarinas coreografado por Lisa Giobbi.

“Numa era onde a informação é redundante, a protagonista dará corpo a uma figura controversa, uma espécie de ‘Santa DesGoogle Das DesGraças’, procurando salvar num oásis imaginário, informação em excesso, empilhada em escombros e deixada a apodrecer: amontoados de Wikipédia, bilhões de computadores e iPhones, num mundo onde se vivem conflitos de guerra, se anunciam apocalipses e, acima de tudo, se geram notícias falsas”, polemiza o sempre afiado Thomas, que promete surpreender com coreografias aéreas e por usar o idioma espanhol, idioma natal de duas atrizes, para fazer uma espécie de embate entre colonizadores, o português e o espanhol, que dividiram o mundo.

A atriz Maria de Lima trabalha com Gerald desde a fundação da London Dry Opera Company, em 2010. Em 2014, em São Paulo e no Rio de Janeiro, em vários momentos roubou a cena de “Entredentes”, espetáculo de Thomas protagonizado por Ney Latorraca. “Um furacão” – era assim que a chamavam. Já estamos em contagem regressiva…

“Dilúvio”
Concepção, criação e direção geral: Gerald Thomas
Teatro Anchieta – Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque
Tel.: 11 3234-3000
Estreia nacional: 11 de novembro, às 21h
Temporada: de 11 de novembro a 17 de dezembro, quinta à sábado, as 21h e domingo as 18h