03.08.2020  /  15:13

Geração Z: Cathy Loeb e as experimentações de maquiagem com a índia pataxó Tainá

Cathy e Tainá: encontro de culturas na maquiagem // Arquivo pessoal

Oiiii! Aqui quem fala é Cathy Loeb. Tenho 17 anos e adoro viajar pelo Brasil. Aliás sempre viajei muito por aqui. Na semana passada passei uns dias em Trancoso e conheci Tainá, uma índia da tribo Pataxó. Como amo maquiagem, fiquei super interessada nas pinturas corporais que ela usava e pedi para ela me ensinar.

Tainá vive na aldeia velha com mais ou menos 350 famílias. Lá eles ainda usam o idioma patxohã e o turismo é a principal forma de sustento. A venda de artesanatos, como cocar e colares feitos de diferentes sementes, está entre as maiores fontes de renda.

Para fazer suas pinturas, Tainá usa pigmentos naturais tirados do urucum, argila branca, argila amarela e carvão misturado com jenipapo. Cada desenho tem um significado único (a que a Tainá nos ensinou representa ‘mulher guerreira’) e são usados em festas e no trabalho também, para mostrar a cultura da aldeia. Essas pinturas podem durar até 15 dias no corpo.

Tainá preparando os pigmentos // Arquivo pessoal

Conversei com Tainá um bom tempo e no final e usei os produtos dela para fazer uma maquiagem bem leve e tropical em mim mesma.

Usei o urucum, que é avermelhado, como sombra, blush e batom. O pigmento muda conforme a quantidade usada. Na boca fica uma cor matte linda. Tudo aplicado com as mãos! As argilas, branca e amarela, fazem as vezes de iluminador. Usei nas têmporas, com batidinhas leves, bem acima das bochechas, para acender o rosto e destacar o blush. E um toque no ossinho do nariz, que é um truque certeiro para afiná-lo. Jenipapo misturado com carvão fez as vezes de delineador, aplicado com um palitinho feito com fibra de coco. Adorei o resultado final!

Um beijo para vocês, aproveitem e até a próxima! (por Cathy Burmaian Loeb é uma típica representante da Geração Z. Cursando o segundo ano do ensino médio, ela tem um e-commerce com uma amiga, o @getreadywithcc e é apaixonada por maquiagem desde pequena. Autodidata, aprendeu vendo tutoriais no Youtube e está sempre de olho nas tendências)

Play para conferir o tutorial de Tainá: