Publicidade
Medida Provisória
Medida Provisória. Foto: Divulgação

A Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, vai brilhar com o evento de gala da principal premiação audiovisual do país: o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento contempla 32 categorias para longas, curtas e séries independentes nacionais e o vencedor será revelado na cerimônia no dia 23 de agosto.

Para a edição 2023, o grande homenageado do prêmio será o cineasta Vladimir Carvalho, natural da Paraíba, que carrega em seu currículo mais de 20 filmes, entre eles Quilombo, de 1975, Conterrâneos Velhos de Guerra, de 2001, e Rock Brasília – Era de Ouro, de 2011. O documentarista é referência e considerado inspiração para a nova geração de cineastas, já que suas obras tem influência do Cinema Novo e prezam pelas histórias do povo brasileiro.

Entre os principais indicados da categoria Filme, o ator Lázaro Ramos, com Medida Provisória e Marte Um, de Gabriel Martins. E que tal aproveitar o fim de semana para prestigiar o cinema nacional?

Medida Provisória (Globoplay)

O filme produzido e dirigido por Lázaro Ramos apresenta um futuro distópico onde a sociedade está nas mãos de ações conservadoras. Em uma das medidas, o governo exige que todos os cidadãos que tenham traços afrodescendentes sejam enviados para a África sob a desculpa de que seria uma reparação histórica pelos séculos de escravidão no Brasil e, quem descumprisse a ordem, seria retirado à força.

Marte Um (Globoplay)

O filme de Gabriel Martins conta a história da família Martins, que mora na periferia de Contagem, Minas Gerais. Eles buscam seguir seus sonhos em um país que elege como presidente um homem de extrema-direita que representa o contrário do que eles são: classe média baixa e negros. O longa foi o representante do Brasil na corrida por uma indicação ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro, mas, infelizmente, acabou não sendo selecionado.

A Viagem de Pedro (Telecine)

Com direção de Laís Bodanzky, A Viagem de Pedro se passa no ano de 1831 e mostra a história do ex-imperador do Brasil, Dom Pedro I, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa em direção à Europa. Ele busca forças físicas e emocionais para enfrentar o irmão que se apoderou de seu reino em Portugal. Doente, inseguro e confuso, entra na embarcação em busca de um lugar, além de si mesmo.

Eduardo e Mônica (Globoplay)

Inspirado na canção homônima do Legião Urbana e com direção de René Sampaio, o filme mostra a história de amor de dois jovens que se conhecem em uma festa após uma série de coincidências, em meados da década de 1980. A curiosidade entre eles surge justamente por serem opostos – “ela fazia medicina e cursava alemão, e ele ainda nas aulinhas de inglês”, segundo a letra da música – e acabam se apaixonando perdidamente.

Paloma (Globoplay)

Protagonizado pela atriz Kika Sena, o filme conta a história de uma mulher trans que está decidida a realizar um de seus maiores sonhos: casar na igreja com seu namorado Zé. Ela mora na zona rural, trabalha como agricultora em uma plantação de mamão e economiza dinheiro para pagar a festa. No entanto, o padre recusa o pedido da protagonista, o que faz Paloma se envolver em conflitos de violência, traição, preconceito e injustiça. Por mais que pareça difícil, nada abala sua fé. A trama tem direção de Marcelo Gomes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter