11.06.2020  /  9:00

Foxy Eyes, tendência de make entre as celebs, vira polêmica e se torna assunto mais comentado nas redes sociais. Entenda!

Kendall, Kylie e Bella Hadid são adeptas do foxy eyes / Crédito: Instagram

O momento é de debate sobre diversos assuntos importantes na internet e, recentemente, mais um veio à tona: o ‘foxy eyes’. A tendência de maquiagem que surgiu este ano e passou a ser adotada por celebs como Bella Hadid e Kendall Jenner, acabou incomodando homens e mulheres asiáticos, que chamaram o ‘estilo’ de racista, mesmo sem a intenção de ser. A técnica apelidada de ‘foxy eyes’ (olhos de raposa), consiste em dar um efeito mais alongado aos olhos usando delineador, lápis ou sombra.

Além da maquiagem, existe cirurgia plástica com o mesmo nome e intuito.  No Twitter, diversas mulheres orientais refletiram sobre o assunto. “Eu, sendo brasileira descendentes de asiáticos, desde pequena recebi mini agressões diárias. Sempre me senti muito oprimida, mas achava que não era por mal (…) Assistia TV, filmes, clipes de música e não me via representada de nenhuma forma (…). Sendo racista ou não, a ditadura do padrão de beleza branco em maquiagem e moda em geral sempre vai continuar fazendo o que bem entende. Quero que vocês reflitam como essas tendências funcionam”, escreveu Lissa Hamada, influenciadora digital.

Ainda sobre o assunto, orientais relacionaram o boom do K-pop, além do recente sucesso no cinema, com essa nova tendência. “Até que enfim estamos ganhando espaço na mídia internacional, mas agora, por mera coincidência, os brancos lançam trend para deixar os olhos mais puxados?”, conclui Lissa.

Vale lembrar que, ao longo de muitos anos, uma das cirurgias mais procuradas em países como China e Coreia do Sul era justamente para aumentar os olhos. Só o distrito de Gangnam, em Seul, tem mais de 500 clínicas de cirurgia plástica e os médicos do país realizam quase 1 milhão de operações desse tipo por ano. Esse número alto existe porque o padrão de beleza nunca contemplou os traços orientais, até mesmo em um país asiático.

Por isso, mesmo que o ‘foxy eyes’ tenha o intuito de ser uma espécie de “homenagem” à beleza asiática, pode incomodar. “Uma blogueira branca com traços europeus até então considerados ideais acaba de fazer a cirurgia foxy eyes e conta que ficou ‘japonesa’. Por mais inocente que soe, é preciso acabar um pouco com a ideia de resumir o ‘querer ser’, algo que você não é e nunca teve vivência, em simples elementos que antes eram taxados como feios”, escreveu outra influenciadora. Até o momento, o assunto já rendeu mais de 36 mil tweets na plataforma!

Confira algumas fotos da ‘agora polêmica’ tendência: