12.04.2021  /  11:48

‘Nomadland’ fatura principais prêmios do cinema e se firma como um dos favoritos às principais categorias do Oscar

‘Nomadland’ com Frances McDormand // Reprodução

A torcida era grande e ‘Nomadland’ está mostrando a que veio. Entre os filmes com mais indicações às principais premiações do cinema, o longa de Chloé Zhao, estrelado por Frances McDormand já faturou alguns dos prêmios mais cobiçados do pedaço, entre eles, Globo de Ouro de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz; SAG Awards de Melhor Atriz; e quatro BAFTAs, de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Rumo ao Oscar, que acontece no dia 25, já chega como um dos favoritos, indicado em seis categorias: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Roteiro Adaptado, Fotografia e Montagem.

‘Nomadland’ é um road movie que mostra uma comunidade nômade do oeste americano que vive em vans, baseado em um trabalho de não ficção da jornalista Jessica Bruder, e está disponível na plataforma de streaming Hulu. Estrelado pela sempre incrível Frances McDormand, o filme acompanha os passos da professora Fern, que reage à morte de seu marido e ao colapso econômico de sua cidade deixando tudo para trás e indo morar em sua van Ford Econoline. O dia a dia de Fern passa a ser uma eterna viagem em busca de trabalhos temporários para sobreviver, de encontros e desencontros.

Como era de se esperar, o longa está profundamente enraizado na paisagem americana, enormes espaços vazios e bolsões de assentamento humano que surgem no meio do deserto ou da floresta. ‘Nomadland’, como pede o título, foi rodado por uma pequena equipe que viajou grandes distâncias em suas próprias vans, seguindo a mudança das estações ao longo de seis meses. Uma curiosidade deixa tudo ainda mais interessante e profundo: muitos nômades da vida real participaram das filmagens.

O longa de Chloé Zhao começa em 2011 na cidade natal de Fern, Empire, onde a morte da indústria de mineração é o fim literal da cidade. Aqui vemos o deserto de Black Rock em Nevada, lar do hedonista festival Burning Man, um impressionante espaço sem fim de areia e formações rochosas. No mesmo Estado, a protagonista encontra emprego sazonal entre centenas de trabalhadores temporários em um depósito da Amazon – as cenas foram feitas no local depois de um pedido pessoal de McDormand.

‘Nomadland’ segue um timing próprio, explorando o vazio, a solidão, a quietude, o desprendimento de uma tribo que está sempre se esbarrando e se ajudando pelas estradas do país. Dessa dinâmica, nascem laços fortes de afeto e entendimento. Um filme belo, com cenários impressionantes, que definitivamente mexe com a emoção e nos faz refletir o que de fato importa e se leva da vida. Recomendamos fortemente! Infelizmente ‘Nomadland’ ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming. Para sentir o clima, play no trailer: