06.04.2015  /  15:16

Festival reúne Ferreira Gullar, Mário Prata, Marçal Aquino e Carpinejar

 

aa
Em sentido horário, Ferreira Gullar, Fabrício Carpinejar, Mário Prata e Marçal Aquino || Crédito: Divulgação

Grandes nomes da literatura como Mário Prata, Marçal Aquino, Fabrício Carpinejar, Affonso Romano de Sant’Anna e Ferréz no mesmo lugar. Este é o 8º Festival da Mantiqueira, que acontece nesta semana – de sexta a domingo -, em São Francisco Xavier, na região de São José dos Campos. O tema nesta edição é “Todos os cantos” – um balanço das tendências da literatura brasileira contemporânea em suas diversas manifestações.

Com curadoria do escritor Luiz Ruffato, a programação do festival é gratuita e procura desmistificar a ideia de que a literatura é para poucos. “Cada mesa, mesclando gerações, propõe uma discussão sobre gêneros literários específicos: romance, conto, poesia, crônica, infantojuvenil e dramaturgia. O objetivo a ser perseguido é elaborar um panorama o mais completo possível do estado em que se encontra o fazer literário nacional e projetar o seu curso no tempo futuro”, explica o curador.

Participam ainda do festival o cantor e compositor Renato Teixeira, a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, os escritores Raimundo Carrero, Paulo Scott e Simone Campos, os autores cearenses Tércia Montenegro e Sidney Rocha, os poetas Nicholas Behr, Heitor Ferraz Mello e Iacyr Anderson Freitas, o autor de “Rebu”, Sergio Goldemberg , a atriz e diretora Grace Passô, os cronistas Luiz Henrique Pellanda e Cidinha da Silva e os escritores Verônica Stigger, Marco Peres e Cristhiano Aguiar. Confira a programação completa no site do festival.

*

Uma prévia do festival, também gratuita, acontece em São Paulo nesta quarta-feira, com a presença de Ferreira Gullar, que vai falar sobre os 40 anos de seu “Poema Sujo”, no Teatro Sergio Cardoso.  “Poema Sujo” é um dos mais consagrados e traduzidos da literatura brasileira, além de ser uma espécie de autobiografia crítico-afetiva na carreira do autor.

dddd
Festival da Mantiqueira do ano passado || Crédito: Divulgação