22.09.2017  /  12:25

Festival gastronômico brasileiro desembarca em Portugal com sabores tupiniquins

Fachada do restaurante Belcanto, do chef José Avillez. O endereço possui duas estrelas Michelin e faz parte da programação do Festival Fartura Comidas do Brasil || Créditos: Divulgação

O Festival Fartura Comidas do Brasil já é uma tradição em solo verde e amarelo e em 2017 comemorou 20 anos de muita experiência e sabores, além de ser o responsável por uma pesquisa intensa e aprofundada sobre a cultura gastronômica brasileira e a realização de importantes festivais gastronômicos nas principais capitais do país. E a novidade da vez é que a Plataforma Fartura Comidas do Brasil chega a Portugal, mais precisamente em Lisboa, levando para lá um gostinho da rica culinária tupiniquim.

Tudo acontece entre os dias 22 e 25 de setembro, quando chefs portugueses e brasileiros, por meio da culinária dos estados de Minas Gerais e Ceará, vão trocar experiências gastronômicas, criando diálogos sobre os sabores e culturas dos dois países, que compartilham muito mais semelhanças do que somente o idioma.

Portugal é um dos berços da gastronomia brasileira, tendo influenciado o modo de preparar receitas e utilizar ingredientes. Este intercâmbio tem o intuito de resgatar as origens de alguns dos costumes, além de dar a oportunidade de os portugueses conhecerem o trabalho realizado pelo projeto, em um roteiro que inclui degustações, jantares e passeios.

A viagem começa com um evento exclusivo para convidados no principal restaurante de Lisboa, o Belcanto, do chef José Avillez, único do país a receber duas estrelas Michelin. O prato principal será Robalo com algas e bivalves, e ao longo do fim de semana o festival vai proporcionar encontros inéditos, jantares e almoços especiais e outras atividades ligadas à gastronomia.