17.08.2015  /  16:23

Festival de Curtas-Metragens de São Paulo com toque de moda italiana

Em sentido horário, os curta-metragens “Toalete Feminino”, “Alguém” e “Muta” || Créditos: Divulgação

A 26ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo que começa nesta semana, tem em sua programação um toque de moda italiana com a série de curtas”Miu Miu: Contos de Mulheres”, toda dirigida pelo sexo feminino com nomes como Lucrecia Martel, Miranda July e Zoe Cassavetes por trás das câmeras. São 8 curtas que celebram a feminilidade no século XXI com olhar crítico. Abaixo, confira a sinopse de cada um deles.

“Toalete Feminino”– Zoe Cassavetes 
Em um ambiente ultrafeminino, os gestos são trocados em um ritual de beleza opulenta. Os códigos românticos do toalete feminino são usados para refletir a beleza e o luxo do universo de Miu Miu.

“Muta” – Lucrecia Marcel 
A bordo de um navio ancorado em um mar tropical, uma elegante e bela tripulação de criaturas femininas emerge de portais na forma de insetos. As crisálidas se preparam para uma estranha metamorfose.

O Vestido da Mulher” – Giada Colagrande 
Uma reunião de bruxas elegantes acontece em torno de um caldeirão borbulhante. Maya Santa está nua e vai para o banho, pronta para o seu último sacrifício.

Está Ficando Tarde” – Massy Tadjedin 
Ao anoitecer em LA, descobrimos quatro mulheres com vidas bem diferentes. A câmera as acompanha, enquanto elas encerram seus dias de trabalho.

A Porta” – Ava DuVernay 
Uma celebração do poder transformador dos laços femininos e uma história simbólica de mudança de vida.

 “Mulheres de Vucciria” Hiam Abbass
A costureira costura no ritmo, criando uma coleção misteriosa de trajes de marionetes, enquanto a praça ganha vida com música e dança.

“Brilho e Luz” –  So Yong Kim 
Enquanto espera o socorro para seu carro quebrado, a personagem adormece. Nos sonhos, paisagens islandesas se misturam às suas memórias, e medos se transformam em tecidos com estampas Miu Miu.

“Alguém” – Miranda July 
Você já teve a experiência de não conseguir dizer algo cara a cara para alguém que ama? Um novo serviço de mensagens pode ajudar.

Programação “Miu Miu: Conto de Mulheres”
22 de agosto às 19h – Espaço Itaú de Cinema
30 de agosto às 17h – Museu da Imagem e do Som

Sobre o Festival
A programação exibirá gratuitamente 350 filmes de 52 países – selecionados entre mais de 3,6 mil inscritos – em diversas salas de cinema e centros culturais da capital. Entre eles, o libanês “Ondas 98”, de Ely Dagher, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e o norte-americano “Mundo de Amanhã”, de Dom Hertzfeldt, ganhador de Sundance.
Data: 19 a 30 de agosto de 2015 – Entrada gratuita
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp  e espaços do Circuito Municipal de Cultura