06.08.2018  /  12:49

Fazenda no interior de SP propõe projetos de educação ambiental para crianças

Fazenda no interior de SP propõe projetos de educação ambiental para crianças || Créditos: Divulgação

Na histórica Fazenda Capoava, em Itu, interior de São Paulo, as crianças aprendem a preservar o meio ambiente e a respeitar os animais da melhor forma possível, que é brincando. Tudo isso por conta dos projetos de educação ambiental denominados “De Olho nos Bichos” e “Teatro dos Bichos”, criados pela Ecos Lazer, empresa parceria da Capoava há mais de 15 anos, que os pequenos entendem a importância da fauna e da flora deste muito cedo, de forma lúdica e prática.

Projeto de Olho nos Bichos

O programa De Olho nos Bichos, sucesso nas manhãs de domingo da Capoava, está inserido na grade de atividades de lazer do lugar há mais de 15 anos e foca na conscientização das crianças por meio do contato direto com as espécies de animais silvestres que vivem na fazenda, além das que podem ser vistas em seu habitat natural, nas imediações da Capoava. A Fazenda Capoava é totalmente engajada nas causas alusivas para proteção de animais silvestres e que atende rigorosas análises e cuidados determinados pelo IBAMA.

Centro de Educação Ambiental – APA Pedregulho

O projeto De Olho nos Bichos também se estende para toda a comunidade do Bairro Pedregulho, em Itu, onde está inserida a Capoava. No local, a equipe de biólogos da fazenda conscientiza e capacita os moradores a protegerem e conservarem a fauna da região para que os mesmos possam atuar como agentes ambientais e promoverem o desenvolvimento sustentável da região, a conscientização ambiental e a conservação das espécies.

Teatro dos Bichos

A Fazenda conta ainda com o programa Teatro dos Bichos, uma atividade sócio-educativa voltada para as crianças e adultos. Na prática, os hóspedes assistem peças de teatro inspiradas nas experiências dos biólogos da Capoava que relacionam as histórias vividas no hotel com os animais do Criatório. O mote das apresentações varia de acordo com o tema, mas elas sempre trazem informações úteis e promovem interação com as crianças e adultos. A atração acontece apenas aos sábados, durante o período de férias, nos meses de janeiro e julho.

Fazenda Capoava
Onde: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9 – Bairro Pedregulho, Itu/SP.