11.12.2019  /  10:25

Família real da Suécia vive sua noite de Windsors em gala que homenageou os vencedores do Nobel

Da esquerda para a direita: o rei Carl XVI Gustaf, o príncipe Daniel, a rainha Silvia e a princesa herdeira Victoria || Créditos: Reprodução

A família real da Suécia viveu seu momento de Windsors nessa terça-feira durante o gala de celebração dos laureados pelos prêmios Nobel desse ano que rolou na prefeitura de Estocolmo, capital do país europeu, no dia em que a morte do criador da honraria completou 123 anos. Acompanhados dos três filhos, o rei Carl XVI Gustaf e a rainha Silvia (que tem sangue brasileiro e inclusive fala português com fluência, já que sua mãe era a paulista Alice de Toledo Sommerlath) estavam vestidos com toda a pompa que a ocasião exigia – com as mulheres usando as joias mais famosas e caras da monarquia sueca – e foram, claro, os principais astros do evento, que na terra deles é tido como uma espécie de Oscar local.

Mas os filhos do casal real não passaram despercebidos, em especial a princesa herdeira Victoria, que estava radiante a bordo de um vestido de cetim negro e com uma “senhora” tiara de diamantes na cabeça. Irmão dela, o príncipe Carl Philip e sua mulher, a ex-participante de reality show Sofia, se destacaram no quesito beleza (o “royal” de 40 anos e com cara de galã e sua amada são considerados um dos mais bonitos casais de sangues-azuis do mundo). Marido de Victoria, o príncipe Daniel era o mais discreto de todos, mas também atraiu olhares.

Já a caçula dos Bernadottes, como se chama a atual Casa Real sueca, viajou da Flórida, onde mora desde agosto do ano passado com seu marido banqueiro, o anglo-americano Christopher O’Neill, exclusivamente para marcar presença na grande noite de sua família, que teve até performance da soprano Miah Persson. Os vencedores do Nobel 2019, que premia personalidades em seis categorias (Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura, Paz e Economia), são, respectivamente, os trios formados por John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, e James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz, e William Kaelin Jr., Peter J. Ratfliffe e Gregg L. Semenza, junto com Peter Handke e Abiy Ahmed, e o trio formado por Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer. (Por Anderson Antunes)

Da esquerda para a direita: o príncipe Carl Philip com a mulher, Sofia, as princesas Victoria e Madeleine, e o príncipe Daniel || Créditos: Reprodução