19.09.2020  /  9:00

Estudo comprova que cabelo é o atributo físico que mais afeta a autoestima dos homens, superando problemas com peso, aparência e ortodontia

Jude Law começou a ficar careca bem cedo // Getty Images

A autoestima é um fator de extrema importância para homens e mulheres, podendo afetar inclusive seu bem estar emocional. Entre os homens, a calvície segue sendo uma das maiores preocupações quando o assunto é aceitação física. Um estudo recente da International Society of Hair Restoration mostrou que o cabelo foi apontado como o atributo físico que mais afeta a autoestima, ganhando até mesmo dos problemas com peso, má aparência e estética dos dentes.

A pesquisa aponta que quase 75% dos homens que sofrem perda capilar se sentem menos confiantes, especialmente ao lidar com o sexo oposto. E esse problema pode estar relacionado a diferentes fatores. Thiago Bianco, médico especializado em transplante capilar,  explica que a calvície vai além das causas genéticas: “A falta de vitaminas e ter uma alimentação não adequada também influenciam muito na queda de cabelos que, a longo prazo, pode abrir uma brecha para quem já tem tendência a se tornar calvo ou prejudicar os fios”, explica. Além disso, anemia, dermatite seborreica – inflamação da pele e fungos no couro cabeludo -, problemas intestinais, micose, tireoide, sífilis, doenças renais crônicas e até mesmo o estresse podem causar queda de cabelo e, posteriormente, a calvície.

Imagine os atores de Hollywood e celebridades que tiveram que aprender a conviver com suas carecas estando o tempo todo sob os holofotes? É o caso de Jude Law, que começou a perder os cabelos bem cedo, mas ainda não conseguiu lidar com a questão. O mesmo vale para o príncipe William. Já Bruce Willis, Jason Statham, Woody Harrelson, entre outros, assumiram o estilo cabeça raspada, e esbanjam charme mundo afora. De qualquer maneira, para evitar a calvície, a dica é ficar atento aos sinais e consultar um dermatologista assim que necessário. Confira nossa galeria de carecas de tirar o fôlego: