16.07.2014  /  15:52

Estresse no trânsito? Automassagem, aromaterapia, respiração e outras dicas

Está chegando a hora de voltar pra casa e só de pensar no trânsito do rush o estresse está aumentando, glamurette? A gente foi buscar com especialistas cinco dicas para relaxar no carro. Anote!

1) Automassagem – “Para se acalmar, faça massagem em movimentos circulares nas mãos por mais ou menos três minutos. Estalar os dedos também ajuda o corpo a relaxar”, aconselha Lôua Unger, coordenadora técnica do carioca W SPA, no Rio Design Barra. Uma outra opção para diminuir a ansiedade no trânsito é massagear o lóbulo, aquela parte inferior e mole da orelha. “Com os lóbulos entre os dedos, massageie a região por cinco minutos. Cada ponto da orelha corresponde a um órgão e o lóbulo acessa a área cerebral”, ressalta.

2) Aromaterapia – “Use os aromas ao seu favor! Eles enviam mensagens do olfato até o cérebro, atuando terapeuticamente”, ensina a especialista Marcia Rissato. “Os aromas mais indicados para a ansiedade são os de cedro e lavanda, que combatem a tensão nervosa e auxiliam no autocontrole. Borrife algumas vezes no seu carro ou bolsa.”

3) Boa música! – Estudos revelam que ouvir uma boa música ajuda a baixar ansiedade, ritmo cardíaco e estresse. O corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo bem estar.

4) Respiração – “Um dos principais sinais de ansiedade é a respiração acelerada e forte. Para desacelerar o processo, faça uma pausa e inspire e expire por 5 minutos. Esse momento é único e te trará relaxamento e calma para aguentar a irritabilidade de ficar horas no trânsito”, explica o massoterapeuta Euzébio de Sousa, da clínica carioca Goa Health Club.

5) Florais de Bach – A terapeuta floral Marcia Rissato recomenda o uso dos florais Rescue, que ajudam a tranquilizar. “Tenha sempre no carro as balinhas ou chicletes dos florais ingleses Rescue, que aliviam a tensão. São totalmente naturais, sem qualquer contraindicação. Sua fórmula combina os cinco florais Star of Bethlehem; Rock Rose, Clematis, Impatiens e Cherry Plum ,indicados para picos que necessitam de urgência.”