12.05.2020  /  12:00

Escritor japonês Haruki Murakami será DJ por um dia em iniciativa para tentar animar seus conterrâneos

Haruki Murakami || Créditos: Reprodução

Autor de vários hits literários, entre os quais “Norwegian Wood” e “Caçando Carneiros”, e fã de boa música, especialmente blues, Haruki Murakami vai apresentar um programa de rádio feito sob medida para quem cumpre quarentena no Japão que irá ao ar ao vivo na próxima sexta-feira, 22, por lá. Um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 na Ásia, o país tem promovido várias iniciativas desse tipo a fim de dar uma animada geral em seus habitantes nesses tempos difíceis de crise sanitária e econômica sem precedentes.

No caso de Murakami, que é um dos escritores favoritos dos leitores mais modernos e até hoje não recebeu um Nobel, apesar da torcida geral pelo contrário, a tarefa dele será tocar algumas das músicas que marcaram sua vida e responder perguntas dos ouvintes durante duas horas. Intitulado “Stay Home Special”, o programa foi idealizado a pedido do governador de Tóquio, Yuriko Koike, como um incentivo para que os residentes da capital japonesa fiquem em casa.

“Espero que o poder da música sirva para espantar um pouco das notícias relacionadas ao novo coronavírus que estão pipocando na mídia atualmente”, Murakami disse em um comunicado. Ele próprio sabe do que está falando, já que seu primeiro emprego foi em uma loja de discos de Tóquio que o tornou um fissurado em jazz e mais pra frente serviu de inspiração para abertura do Peter Cat, um bar dedicado ao estilo musical que o escritor japonês tocou de 1974 até 1981, ano em que passou a se dedicar à literatura. (Por Anderson Antunes)

*

Em tempo: o programa “Stay Home Special” será transmitido pela Tokyo FM para 38 estações de rádio do Japão e também pelo site www.tfm.co.jp, a partir dar 10 da manhã de sexta-feira, 22 de maio.