Em 2009, Carmen Miranda faria um século de vida. Aproveitando o gancho da data redonda, acaba de chegar às lojas o CD duplo “Carmen Miranda 100 Anos – Duetos e Outras Carmens”. O projeto mistura interpretações originais da cantora feitas em dobradinha com mestres de sua época – como Silvio Caldas, Mário Reis e Francisco Alves – a regravações de seus sucessos por cantoras de gerações futuras. Nesse segundo caso, detacam-se as presenças de Rita Lee (“O que É que a Baiana Tem?”), Adriana Calcanhotto (“…E o Mundo Não se Acabou”) e Baby Consuelo (“Cachorro Vira-Lata”).
* Mais homenagens a Carmen Miranda vão rolar durante todo o ano. Nos próximos meses, voltam a ficar disponíveis nas lojas as clássicas caixas contendo todos os fonogramas gravados pela cantora. Essas caixas foram lançadas originalmente nos anos 90 mas estavam esgotadas.
* Além disso, a primorosa biografia da artista escrita por Ruy Castro será reeditada, em versão revista e ampliada. O livro é tão bem escrito e a história da biografada continua tão interessante que a leitura se torna obrigatória até para quem não está tão antenado assim com a música do passado.