Você já escutou “Miau miau miau” em algum lugar? O vídeo viral acompanhou a triste história de um gatinho ruivo que sofreu bullying dos outros gatinhos da escola. Enquanto a dramática narrativa ocorria, a versão felina dos versos de “What Was I Made For”, de Billie Eilish, fazia a trilha sonora.
Pode parecer estranho para quem ainda não assistiu, mas essas “histórias de gato em IA” e variações se tornaram o novo viral da internet. Além disso, os gatinhos feitos por Inteligência Artificial estiveram em todos os lugares, como Instagram, Tik Tok, Facebook e no Twitter. Também já existem diferentes histórias para o público acompanhar.
Hoje eu vi uma criança cantando “miau miau miau miau”, o hit orgânico pic.twitter.com/Ni2s1sWpvB
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) June 26, 2024
O grande sucesso do “Miau miau miau”
De acordo com o G1, a combinação de pets com histórias melodramáticas criou a fórmula mágica para o sucesso dos felinos de IA. Isso porque as tendências geram um efeito de identificação nas pessoas, segundo Juliana Berni, psicanalista e pesquisadora de cultura digital na UFMG.
“É como se as tendências dessem uma segurança, um amparo. Tô assistindo esse vídeo de gatinho, todo mundo tá assistindo, então me sinto parte desse grupo”, explicou. “Tem uma humanização, provoca algo de muito íntimo na gente. E a gente fica interessado nisso”, destacou Berni.
Além disso, por não terem textos, seu viral poderia acontecer em qualquer país. Os temas comumente abordam qualquer sociedade por falarem de família, amor, saudade, ou ciúmes. Eles também abordam histórias com moral.
Para Berni, os vídeos podem fazer as pessoas se identificarem facilmente com vídeos iguais à “Miau miau miau”. “Por ser estranho e distante, pode facilitar. É uma identificação menos descarada, como o humor”.