Lançado em 2006, conquistando 3 Oscars, a obra cinematográfica “O Labirinto do Fauno”, dirigida e roteirizada por Guillermo Del Toro, quase não chegou a virar filme. O motivo é que o esboço da obra quase se perdeu em um táxi de Londres.
De acordo com o Splash, a crítica aclamou o longa, que conquistou três Oscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Além disso, recebeu indicações a Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
Entretanto, curiosamente, Guillermo del Toro quase perdeu os esboços do filme em um táxi em Londres. Porém, graças ao motorista, recuperaram os documentos, salvando anos de trabalho.
Del Toro tem a habilidade de mesclar história e fantasia; “O Labirinto do Fauno” recebe inspiração da mitologia grega, contos de fadas clássicos e literatura fantástica.
O filme é ambientado na Espanha de 1944, durante os últimos momentos da Guerra Civil. A história segue Ofélia, uma jovem que se muda com sua mãe para viver com seu novo padrasto, um oficial fascista cruel. Sentindo-se isolada, Ofélia encontra conforto na amizade com Mercedes. Que além de cozinheira, apoia secretamente os guerrilheiros em um misterioso labirinto que revela um mundo estranhamente fantástico.