27.04.2018  /  10:28

Enfim, um nome: terceiro filho de Kate Middleton e William chama Louis Arthur Charles

William e Kate, com Louis no colo || Créditos: Getty Images

Louis Arthur Charles, ou simplesmente príncipe Louis de Cambridge. É assim que será conhecido o mais novo membro da realeza britânica, que chegou ao mundo na segunda-feira. Filho de Kate Middleton e do príncipe William, ele é desde já o quinto na linha de sucessão ao trono atualmente ocupado pela rainha Elizabeth II, posto que até recentemente pertencia ao tio dele, o príncipe Harry, que caiu para a sexta posição.

Como em tudo que diz respeito à realeza, a escolha do nome foi estratégica para garantir o peso histórico: Louis é um dos nomes do meio William, que por sua vez foi batizado assim por escolha do pai, o príncipe Charles, para homenagear a figura masculina mais importante de sua vida, o Lord Mountbatten (nascido Louis Francis Albert Victor Nicholas Mountbatten).

Bastante próximo do futuro rei da Inglaterra, o 1.º Conde Mountbatten da Birmânia morreu em 1979, vítima da explosão de uma bomba colocada no barco em que ele velejava em Donegal, na Irlanda. O crime foi orquestrado pelo grupo terrorista IRA, e segundo aqueles que entendem dos Windsor, causou um trauma jamais superado por Charles, que tinha em Mountbatten o apoio e carinho paternos que nunca recebeu do pai, o príncipe Philip.

Já Arthur é outro nome do meio de William, que chegou a ser o mais cotado para ser o primeiro nome do princepezinho por ser um dos favoritos da princesa Diana, avó dele. Quanto a Charles, trata-se de uma clara (e quase que obrigatória) homenagem ao avô, concedida por “sugestão” da rainha, desde já preocupadíssima com a árdua tarefa que aguarda seu primogênito. No fim, agradou a todos. (Por Anderson Antunes)